6 hábitos para manter o peso de forma saudável

09 de janeiro de 2018

|

POR Redação

O processo de perda de peso não é fácil para ninguém. Para que você elimine os quilos que estão sobrando é preciso muita dedicação e força de vontade.

Têm aqueles que são radicais e cortam todas as guloseimas da dieta (o que não é muito indicado, pois quando a vontade de comer uma besteirinha aparece, você não consegue se controlar). Tem, também, os que se dedicam a alguma atividade física para reduzir as medidas.

Mas nada fará com que você mantenha as medidas depois de todo esse sacrifício se o seu estilo de vida e a sua visão sobre alimentação saudável não mudarem. É preciso adotar hábitos para manter o peso ideal e incorporá-los de vez à rotina.

Você pode, por exemplo, se exercitar com regularidade (não apenas quando o ponteiro da balança passa a dar desespero) e investir em alimentos que tragam benefícios para o corpo. Abaixo, damos mais algumas dicas.

6 dicas de hábitos para manter o peso saudável

1. Equilíbrio é a palavra-chave

Saber compensar eventuais excessos e aprender a se satisfazer com porções menores é o primeiro passo para a perda de peso duradoura.

Entender que você não precisa comer uma quantidade muito grande de algo que você gosta muito é uma excelente maneira de controlar o peso que você batalhou tanto para conquistar.

2. Tenha prazer na alimentação do dia a dia

Não deposite todas as expectativas de apreciar um bom prato nos fins de semana, festas ou viagens, quando naturalmente você exagera um pouco mais. Você deve gostar dos alimentos que come todos os dias para conseguir manter uma dieta saudável.

Por isso, aposte em pratos diferentes, em montagens diferenciadas das refeições e numa boa variedade de alimentos para não deixar a rotina saudável entendiante demais.

3. Varie o cardápio

E por falar em variar o cardápio, evitar a monotonia alimentar permite segui-la com mais entusiasmo, já que repetir os alimentos faz com que você fique enjoado das comidas que ingere — sem contar que facilita a escorregada para as guloseimas.

4. Permita-se pequenos mimos

Apreciar o seu doce favorito ou aquela pizza no fim de semana com a família faz com que você mantenha a sua vida social, sem que você tenha que se isolar para manter-se saudável. É só não exagerar e tudo ficará bem.

5. Pratique esportes sempre

Descobrir uma modalidade que lhe dê prazer ajuda (e muito) a manter o peso com uma dieta mais “permissiva”. Isso porque ao se exercitar você gasta calorias, podendo se dar alguns luxos ligados à alimentação com maior frequência.

Isso, porém, não quer dizer que você possa comer o que bem entender ou ignorar as dicas acima. Exercícios não são suficientes se a alimentação também não estiver adequada. O ideal é encontrar justamente o ponto de equilíbrio da dica número 1 e ter os dois lados da balança bem equiparados.

6. Compreenda os novos hábitos alimentares

Entenda que eles devem ser mudanças definitivas e não apenas uma fase que irá acabar assim que o peso voltar ao patamar desejável. Se a sua dieta for uma sanfona, que tem de ir e voltar com frequência, você nunca conseguirá manter o corpo que sempre quis ter.

É também por isso que as tais “dietas milagrosas” não funcionam ou funcionam por pouco tempo. Ninguém permanece em uma dieta restritiva ou muito radical para sempre, então o caminho correto é reeducar a alimentação e o paladar, para se acostumar a uma nova rotina alimentar e se sentir satisfeito com ela.

 

Fonte: Suzana Bonumá, especialista em nutrição esportiva e diretora da Food Coach, em São Paulo