Calculadora de IMC: o 1º passo para alcançar o peso ideal

01 de agosto de 2017

Calculadora de IMC Calcule o seu índice de massa corporal

kg

m

O Índice de Massa Corporal (IMC) indica se você está com o peso adequado, se apresenta sobrepeso, obesidade ou se está abaixo do peso ideal. Para calculá-lo, basta inserir suas informações nos campos correspondentes da calculadora de IMC acima.

Mas atenção: o resultado deve ser encarado apenas como um ponto de partida, já que a avaliação de um profissional de saúde é imprescindível para analisar outros indicadores e características necessárias para um diagnóstico preciso, além de indicar o melhor caminho para conquistar o tão desejado peso ideal.

A fórmula do IMC (peso / altura x altura) se diferencia pelos valores de referência para homens e mulheres. Embora não seja um cálculo difícil, é ainda mais prático obter o resultado pela calculadora acima.

Como interpretar o resultado da calculadora de IMC?

Quando sair o resultado, ele aparece assim em sua tela:

 

calculadora de IMC

Exemplo de resultado do IMC usando a calculadora

 

O número grande é o IMC. Ao lado, está a classificação do índice — é por meio dela que você descobre se está abaixo do peso, no peso normal, com sobrepeso ou obesidade.

Já o botão verde, em que está escrito “Nova consulta”, permite repetir o processo, caso deseje.

Confira qual conduta adotar em cada resultado:

Abaixo do peso

Estar abaixo do peso pode gerar diversas consequências para a saúde, como fraqueza, queda de cabelo, unhas quebradiças e infertilidade. Além disso, o estado pode ser sinal de doenças intestinais ou hormonais. Busque um médico!

Peso normal

Parabéns, seu peso está adequado para sua altura. Porém, não se descuide: continue praticando atividades físicas, se alimente de forma saudável e consulte um médico regularmente.

Sobrepeso

Embora não seja obeso, você apresenta excesso de peso que pode elevar o risco de doenças, como diabetes. Portanto, reveja seus hábitos e busque um médico.

Obesidade

Pacientes com obesidade têm risco elevado de desenvolver diversas doenças, principalmente cardiovasculares, além de apresentarem limitações de movimento e baixa imunidade. Neste caso, é indicado se consultar com um nutricionista e um médico e adotar hábitos mais saudáveis.

Quem não deve calcular o IMC padrão?

Embora o IMC seja um índice muito útil para verificar se você está acima do peso ou não, ele não é útil para a avaliação de algumas pessoas, que devem usar valores de referência diferentes ou do padrão ou buscar um nutricionista para realizar outros cálculos que visam determinar se há necessidade de engordar ou emagrecer. Estes perfis incluem:

Atletas profissionais ou amadores

O IMC não leva em conta o peso dos músculos, portanto não é a medida mais confiável para tais perfis.

Gestantes

O peso do bebê pode alterar o índice padrão. Assim, não é válido realizá-lo na gravidez.

Idosos

A perda muscular inerente ao envelhecimento também não é levada em conta pela calculadora de IMC padrão. Neste caso, vale usar a mesma fórmula para pessoas acima de 65 anos, mas a classificação deve ser a seguinte:

Magreza: abaixo de 22

Normal: de 22 a 27

Excesso de peso: acima de 27

Dúvidas

Se estiver com dúvidas sobre como mexer na ferramenta, não se preocupe. Basta deixar um comentário abaixo que logo o responderemos.

Esperamos que a calculadora de IMC do Ativo Saúde ajude você a avaliar o peso e adequá-lo, caso preciso.