Suco de cranberry é uma excelente opção contra infecção urinária

Atualizado em 06 de fevereiro de 2018

|

POR Amanda Grecco

Ainda não tão popular no Brasil, o cranberry (Vaccinium macrocarpon) – aqui também conhecido como oxicoco –, é original dos Estados Unidos e tem ganhado notoriedade por seus inúmeros benefícios, sobretudo para a saúde feminina e para a prevenção da infecção urinária.

Para decidir se vale à pena introduzi-lo na dieta, preparamos um especial com todas as indicações e cuidados que você deve ter, além de uma receita deliciosa de suco de cranberry e outra de sobremesa, que aproveitam todas as vantagens nutricionais dessa frutinha. Confira!

4 benefícios do cranberry

1. Previne a infecção urinária

Um dos principais motivos para a popularidade do cranberry é o fato de ele ser um forte aliado contra a infecção urinária. Isso acontece porque a frutinha é muito rica em uma substância chamada proantocianidina, que dificulta a passagem das bactérias da flora intestinal para a uretra.

É muito comum que as infecções urinárias sejam desencadeadas por uma espécie de “bagunça” nas floras, pois o ânus e a uretra estão localizados muito perto um do outro, e bactérias naturais da flora intestinal podem acabar invadindo o trato urinário.

Outro benefício do cranberry, também relacionado à infecção urinária, está na capacidade de criar uma proteção contra a adesão de bactérias nas vias urinárias.

É importante ressaltar, porém, que a fruta em si não combate a infecção, mas pode ajudar na sua prevenção.

2. Previne a gastrite

Um estudo publicado pelas Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal confirmou que o cranberry tem ação anti-bacteriana.

E uma das que a fruta promete manter longe é a bactéria Helicobacter pylori, que é uma das maiores causas de doenças gastrointestinais, como gastrite, úlceras e até câncer gástrico.

3. É protetor cardiovascular

Como o cranberry é uma fonte rica de antocianina, um poderoso antioxidante, pesquisas também dão conta de que seu consumo pode promover efeitos protetores contra doenças cardiovasculares, reduzindo a inflamação e o nível sérico de lipídeos.

4. Possui função antioxidante

E por falar em antioxidantes, o cranberry também possui uma quantidade considerável de uma substância chamada proantocianidina – que é a mesma responsável por impedir a locomoção das bactérias dentro do nosso organismo.

Ela também tem ação antioxidante, sendo 20 vezes mais potente que a vitamina C, por exemplo, e 50 vezes mais forte que a vitamina E.

Desta forma, o cranberry ajuda a proteger as células sadias do nosso corpo contra a ação dos radicais livres.

Contraindicações do cranberry

  • Devido à presença da frutose, o consumo excessivo da fruta pode causar diarreia;
  • Pessoas com diabetes devem consultar o médico antes de adicionar a fruta na dieta;
  • Alérgicos ao ácido acetilsalicílico também devem evitá-lo;
  • Pessoas com complicações renais não devem ingerir sem a autorização de um médico;
  • Pesquisas apontam que o cranberry pode apresentar interação com o medicamento varfarina, muito indicado para tratar tromboses, potencializando seu efeito.

Como consumir?

O cranberry pode ser consumido como fruta seca. É aconselhado comer aproximadamente um punhado por dia.

Como suco, tem indicação de até 480 ml diariamente e em cápsula, indica-se ingestão de até 400 mg por dia.

Onde encontrar

Por ser uma fruta importada dos Estados Unidos, típica do clima frio, não é comum encontrá-la fresca no Brasil. Entretanto, o cranberry pode ser encontrado com facilidade em lojas de produtos naturais, armazéns cerealistas e em lojas especializadas na venda de fitoterápicos pela internet.

Receita de suco de cranberry com maçã

Uma das melhores formas de consumir cranberry é por meio do seu suco. Se feito da forma correta, ele pode ser uma excelente opção para prevenir infecção urinária, além de problemas gastrointestinais, cardiovasculares e até o desenvolvimento de câncer.

Ingredientes

  • 1 pacote de cranberry desidratado;
  • 1 maçã;
  • 3 copos de água;
  • Canela.

Modo de preparo

Primeiramente, lave bem os cranberries em água fria. Depois, coloque três copos de água em uma panela e deixe ferver.

Corte as maçãs em pedaços médios e despeje junto com o pacote de cranberry na panela com água fervente. Deixe ferver por cerca de 10 minutos.

Depois, desligue o fogo e deixe a mistura de molho por mais 10 a 20 minutos. Em seguida, despeje tudo em uma tigela e adicione pitadas de canela, se desejar.

Por fim, bata tudo no liquidificador até virar suco. Se quiser, você pode coar também para deixar o líquido menos espesso.

E está pronto. É bom consumir o suco ainda fresco, mas se quiser você pode colocar algumas pedrinhas de gelo para deixá-lo mais refrescante.

Receita de bolo de cranberry com limão

Ingredientes

  • 1 e 1/2 xícara de farinha de arroz integral;
  • 1 fava de baunilha (opcional);
  • 1 colher (chá) de fermento em pó;
  • 1 colher (sopa) de raspas de limão;
  • 1 xícara de cranberries desidratados;
  • 1/2 xícara de leite de coco;
  • 1/2 xícara de óleo de coco;
  • 1/4 colher (chá) de sal;
  • 1/4 xícara de suco de limão;
  • 2 ovos;
  • 1/4 xícara de açúcar demerara.

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte uma forma com óleo de coco e polvilhe com farinha de arroz.

Em uma tigela, junte: farinha, fermento e sal. Em outra, misture o leite de coco, os ovos e o suco de limão.

Na batedeira, bata o óleo de coco com o açúcar por 3 minutos, raspando as laterais da tigela quando necessário. Adicione as raspas de limão à mistura que você reservou aos poucos.

Reduza a velocidade da batedeira e acrescente a mistura de farinha e bata até que fique homogêneo.

Adicione os cranberries, misturando com uma espátula ou colher de pau. Coloque na forma e asse por 35 minutos.