Receita de arroz integral para aproveitar todos os benefícios

15 de janeiro de 2018

|

POR Redação

Há um ditado popular de que somos aquilo que comemos. Geralmente, quando ouvimos isso, achamos que o caminho para ter uma vida 100% saudável é abrir mão de tudo o que gostamos. Mas não é bem assim.

Não é preciso passar fome para ser saudável. Você pode facilmente encontrar substitutos para aqueles alimentos tradicionais que, no fim das contas, não trazem nenhuma vantagem para a nossa saúde. Os alimentos integrais, por exemplo, podem ser uma boa opção para repensar a sua dieta.

Esta é, na verdade, uma das trocas mais comuns entre as pessoas que querem melhorar a própria alimentação. E a mais comum de todas é a substituição do arroz branco pelo arroz integral.

O nutricionista esportivo do Instituto do Atleta (INA) Andre Pellegrini indica essa variedade integral do arroz como um forte aliado da dieta saudável.

“O arroz branco apresenta apenas a parte do grão que é rica em carboidratos de fácil digestão e absorção. É um alimento vazio de nutrientes. Já o arroz integral, além desta parte, que não deixa de ser importante, também possui a casca (rica em fibras insolúveis, que ajudam na digestão e na manutenção de uma flora bacteriana saudável) e o gérmen (rico em cálcio, ferro, fosforo e vitaminas do complexo B), explica o especialista.

Mas os benefícios do arroz integral vão muito além do que a sua maior quantidade de fibra alimentar. O alimento é capaz de reduzir a absorção de gordura alimentar, combater o colesterol e controlar os níveis de açúcar no sangue.

Para incorporar no cardápio, o grão pode ser cozido de diversas maneiras, como indica Pellegrini. “Sua forma de preparo padrão é refogar em azeite, cebola ou alho e cozinhar um pouco mais do que o comum”, recomenda.

Selecionamos abaixo uma receita de arroz integral para você aproveitar ao máximo as propriedades e os benefícios deste alimento. Confira!

Receita de arroz integral à grega

Rendimento: 2 porções

Ingredientes

  • 1 colher (chá) de azeite de oliva;
  • 1 unidade de cebola picada;
  • 1 unidade de cenoura picada;
  • 1 xícara (chá) de arroz integral;
  • 2 xícaras (chá) de caldo de frango (ou mais).

Modo de preparo

Refogue o azeite com a cebola, a cenoura e o arroz. Em seguida, adicione o caldo de frango. Vale lembrar que a quantidade de água para este alimento deve ser maior do que a usada no arroz comum, ou seja, a cada porção de arroz, coloque duas de água. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e tampe a panela. Deixe cozinhar até que água seque.

Desligue o fogo e pronto! Pode servir.

Sugestão: Você pode optar por escolher outros complementos em vez da cenoura, como o brócolis ou a abobrinha. Use a criatividade e o que mais te agrada para tornar a receita de arroz integral ainda mais gostosa.