Canela: benefícios, mitos e receitas com a especiaria

Atualizado em 02 de agosto de 2019

|

POR Patrícia Beloni

Termogênica, antifúngica, antibacteriana e antiparasita: estamos falando da canela, uma excelente substituta do açúcar na alimentação e que também é muito apreciada por suas propriedades medicinais há milhares de anos.

Originária da Ásia, a especiaria é extraída da casca interna dos caules da árvore de nome científico cinnamomum. Abaixo, confira os principais benefícios da canela para a saúde.

Tipos

Basicamente, existem dois tipos principais. Ambos possuem inúmeras vantagens nutricionais para o corpo e a saúde.

Canela-ceilão (ceylon)

Também chamada de canela-da-Índia, tem sabor picante e adocicado.

Canela-cassia

A mais comum de encontrar e que também é bastante conhecida como canela-da-China. É menos doce e menos aromática que a primeira.

Benefícios da canela

Combate a candidíase

Os efeitos antibactericidas e antifúngicos tornam a especiaria eficaz contra a candidíase vaginal e oral, além de úlceras gástricas.

Contra inflamações e dores

A canela é composta por procianidina, substância que tem efeito anti-inflamatório e que pode ajudar a diminuir náuseas e aliviar dores.

Melhora a diabetes

Por causa do cromo e de seus compostos fenólicos, pode ajudar no controle da glicemia de pessoas que têm diabetes e resistência à insulina. Se for consumida com frequência, a especiaria também é capaz de reduzir o nível de açúcar no sangue.

Tem ação antioxidante

A canela é um poderoso antioxidante, ou seja, é capaz de neutralizar a ação dos radicais livres que prejudicam células no organismo, de modo a prevenir desde o envelhecimento precoce até a ocorrência de doenças como o câncer e o Alzheimer.

Canela emagrece?

Por ter um poderoso efeito termogênico, a canela é capaz de acelerar o metabolismo. Por isso, é considerada ótima para auxiliar o processo de emagrecimento. Ela ajuda ainda a queimar gorduras armazenadas, fazendo os quilos da balança começarem a cair.

Devido ao seu baixo teor calórico e à ausência de gorduras, essa especiaria não engorda e também pode ser ainda uma alternativa muito saudável para manter o corpo em forma.

Todavia, é indicado não combiná-la ao açúcar, já que o carboidrato pode anular os efeitos positivos sobre a perda de peso.

3 mitos sobre a canela

Por ser muito consumida e queridinha das dietas, também está cercada de alguns mitos. Abaixo, separamos os três principais. Confira!

Canela faz mal para gestantes

Muitos dizem que canela favorece a contração uterina, o que pode causar aborto ou parto prematuro. Mas ainda não há estudos conclusivos que comprovem que a especiaria faça realmente mal em casos de suspeita de gravidez e nem durante a gestação.

Diminui colesterol e triglicérides

Alguns estudos já indicaram que consumir a especiaria pode ajudar na diminuição do colesterol e de triglicérides, mas seus resultados ainda não são conclusivos a ponto de se afirmar com certeza que ela deve ser usada para esses fins.

Acelera a menstruação

A canela estimula a circulação do sangue pelo corpo, mas ainda não há estudos que comprovem que ela também ajuda a fazer a menstruação acontecer mais rapidamente, antes do esperado ou em maior volume.

Como consumir

A especiaria pode ser encontrada em pau, que é ótima para infusões, ou em pó, utilizada para receitas em geral. O ideal é misturá-la na alimentação e não comê-la sozinha.

Vai muito bem com frutas, iogurtes, bolo e cereais. Outra dica é adicioná-la em pratos com alto teor de carboidratos, como arroz e em porções de frutas após as refeições.

É importante lembrar também de sempre conservar o alimento em um lugar seco e arejado – e de preferência dentro de potes tampados.

Quanto comer por dia?

O indicado é meia colher de sopa por dia, que pode ser ingerida a qualquer momento, porém à noite pode causar insônia.

Receitas com canela

Separamos duas receitas para você experimentar em casa. Confira os ingredientes e o modo de preparo abaixo:

Chá de canela

Ingredientes

  • 1 xícara de chá de água;
  • 4 canelas em pau ou 1 porção em casca;

Modo de preparo

Coloque a água e a especiaria em um panela e, em seguida, leve ao fogo. Depois que começar a ferver, deixe por 10 minutos e desligue. Quando a mistura estiver morna, é só coar e beber.

Doce de canela em pó

Ingredientes

  • 400 ml de leite fresco;
  • 400 g de nata para bater;
  • 6 gemas;
  • 1 limão;
  • 1 colher de chá de canela em pó;
  • 150 g de açúcar;
  • 3 ou 4 laranjas;
  • 6 a 8 colheres de sopa de açúcar em pó;

Modo de preparo

Lave o limão com água quente e, em seguida, raspe a casca e reserve. Em uma panela pequena, coloque o leite e as natas para ferver com as raspas do limão e a canela. Deixe por alguns minutos e desligue o fogo.

Enquanto isso, bata os ovos com o açúcar até ficarem cremosos. Adicione as natas e misture. Volte tudo para o fogo, mexendo sempre até engrossar.

Retire do fogo, coloque em taças e leve à geladeira. Corte as laranjas em gomos e as coloque por cima antes de servir.

Fontes

Nutricionista Paula Castilho, da Sabor Integral Consultoria.