Mangostão: fruta tem 6 benefícios incríveis para saúde

Mangostão é uma fruta tropical exótica com sabor levemente adocicado. Embora não seja tão famosa, oferece diversos benefícios à saúde graças ao seu rico suprimento de nutrientes, fibras e antioxidantes.

O alimento apresenta casca grossa e cor arroxeada, já seu interior é esbranquiçado e suculento. Inclusive, a última característica, juntamente com seu uso em banquetes reais do século XIX, o levou a receber o título de “Fruta da Rainha”.

O que é mangostão?

Conhecido cientificamente por Garcinia mangostana, mangostão é o fruto da árvore de mesmo nome, a qual é abundante na Ásia e na África.

O fruto possui três partes principais: a casca púrpura – bastante dura, porém fácil de ser aberta –, a polpa comestível branca – tem fragrância suave e sabor doce – e as sementes – extremamente amargas e não comestíveis.

Propriedades

Suas propriedades antioxidantes, antifúngicas e antibacterianas evitam a imunidade baixa e combatem doenças como câncer, inflamações, alergias e diabetes.

Veja as propriedades de 100 g de mangostão em calda:

  • Água: 80.94 g
  • Energia: 73 kcal
  • Proteína: 0.41 g
  • Gorduras totais: 0.58 g
  • Carboidratos: 17.91 g
  • Fibra alimentar: 1.8 g
  • Cálcio: 12 mg
  • Ferro: 0.3 mg
  • Magnésio: 13 mg
  • Fósforo: 8 mg
  • Potássio: 48 mg
  • Sódio: 7 mg
  • Zinco: 0.21 mg
  • Vitamina C: 2.9 mg
  • Vitamina B6: 0.018 mg
  • Ácido fólico: 31 µg
  • Vitamina A: 35 IU

Benefícios do mangostão

Previne envelhecimento precoce

A casca do mangostão é rica em xantonas, uma classe de polifenóis antioxidantes, ou seja, compostos que evitam o dano celular causado por radicais livres que acelera o envelhecimento do corpo.

Quanto mais antioxidantes temos no alimento, mais compostos bioativos voltados para a diminuição de radicais livres e sua prevenção.

Reduz risco de câncer

As xantonas ainda demonstram inibir o crescimento de células de câncer e apresentam-se como potencial agente a ser utilizado em combinação com medicamentos anticâncer.

Combate inflamações

O extrato da fruta apresenta efeitos antialérgico e anti-inflamatório que atuam na inibição de histamina e prostaglandinas, substâncias que estão associadas com inflamações no corpo humano.

Protege o coração

O consumo pode ser útil na redução do risco de acidente vascular cerebral (AVC (abre numa nova aba)">AVC) ou infarto do miocárdio, novamente pela ação antioxidante.

Melhora o sistema imunológico

O mangostão é rico em minerais, vitaminas e xantonas que ajudam a impulsionar o sistema imunológico, de modo a evitar várias doenças.

O auxílio no sistema imunológico acontece principalmente pela presença de fibras e vitamina C, que respectivamente suporta bactérias intestinais e possui propriedades antioxidantes.

Pele saudável

Os benefícios do mangostão também incluem melhora do aspecto da pele, como auxílio no tratamento de inflamações, prevenção do envelhecimento precoce e combate a micro-organismos maléficos.

Mangostão emagrece ou engorda?

Embora nenhum alimento por si só tenha capacidade de aumentar ou reduzir o peso, o baixo valor calórico da fruta não prejudica dietas com foco em emagrecimento. Além disso, seu alto teor de fibras prolonga a saciedade, de modo a evitar deslizes na dieta.

Contraindicações

Poucos efeitos adversos à saúde foram relacionados ao consumo da fruta mangostão, por isso é considerada segura para a maioria das pessoas.

Contudo, formas mais concentradas – como suplementos ou pós – não são totalmente livres de riscos, visto que as xantonas podem retardar o processo de coagulação do sangue, portanto é recomendado que pessoas com problemas de coagulação evitem tais produtos.

Também é bom evitar mangostão durante gravidez ou amamentação, já que ainda não existem pesquisas suficientes para garantir sua segurança nessas fases.

Como comer?

A polpa in natura pode ser consumida após as refeições como sobremesa. É recomendável ser consumida in natura e evitar o excesso do consumo da mesma em calda, pois estará sendo conservada em açúcar e conservantes. Também é possível preparar o suco de mangostão, assim como armazená-lo em compotas.

Produtos cuja composição contém a fruta também estão disponíveis na forma de comprimidos ou cápsulas.

Pode ser utilizada desde melhora de imunidade até para esportistas no pós-treino, facilitando e melhorando a recuperação muscular.

Receitas

Suco de mangostão

Pode ser feito com casca para potencializar os efeitos benéficos do fruto para saúde.

Basta bater de 2 a 3 pedaços do fruto juntamente com 200 ml de água e adoçar a gosto.

Chá de mangostão

Para fazer o chá, basta colocar um punhado da casca e/ou das folhas em 200 ml de água fervente e deixar apurar por 5 minutos.

Compota de mangostão

Ingredientes

  • 5 unidades de mangostão maduro
  • ½ xícara de chá de açúcar
  • 3 cravos-da-Índia

Modo de preparo

Retire cuidadosamente os caroços dos gomos da fruta. Leve ao fogo com o açúcar e o cravo e ferva até obter um efeito brilhante na fruta. Sirva em seguida.

 

Fontes

Nutricionista Priscilla Moreira, da Clínica Dra Nicolle Queiroz Cardiologista – CRN 26216

Departamento de Informática em Saúde – Escola Paulista de Medicina. Mangostao, lata, em calda. Disponível em: tabnut.dis.epm.br/index.php/alimento/09177/mangostao-lata-em-calda