Manga: fruta tem 4 tipos, fornece 6 benefícios e ainda emagrece

Atualizado em 13 de julho de 2018

|

POR Lucas Coelho

Bastante comum nas mesas de café da manhã dos brasileiros, a manga é uma fruta tropical originária da Ásia, mais precisamente da região Sul e Sudeste, em que hoje ficam a Índia, o Paquistão e as Filipinas. No Brasil, o alimento encontrou um ambiente extremamente propício para seu cultivo e se tornou parte da cultura alimentar ao longo dos últimos séculos.

A seguir, saiba quais são os tipos, propriedades e benefícios da manga:

Tipos de manga

 

Tipos de manga.

Por japansainlook/Shutterstock

Existem diversas variações da fruta, mas no Brasil as mais comuns são as seguintes:

Palmer

É conhecida principalmente porque não apresenta os tão inconvenientes fiapos, mas isso não significa necessariamente que ela não tenha as fibras nutritivas.

A manga palmer tem uma casca um pouco mais avermelhada e a sua polpa é bem amarela. O caroço é menor quando comparado com os outros tipos e o sabor costuma ser doce.

Espada

Este tipo de manga tem um formato mais alongado e sua casca é bem mais verde do que as outras.

Além disso, a polpa da espada é mais fibrosa e tem bastante fiapos.

Tommy Atkins

Um pouco menos doce do que as outras variedades e num meio termo em relação aos fiapos, este tipo de manga é facilmente encontrado e por isso é bastante utilizado para o preparo de sorvetes e sucos.

Rosa

Variação extremamente famosa na região nordeste do Brasil, a manga rosa possui formato bem mais arredondado e tem sabor bastante predominante.

Por ter muitos fiapos e fibras, é mais indicada para fazer sucos.

Propriedades nutricionais

A fruta manga é rica em:

  • Carboidratos
  • Fibras
  • Carotenoides
  • Vitamina A
  • Vitamina C
  • Potássio
  • Enzimas e substâncias antioxidantes

Benefícios da fruta manga

Os benefícios da manga para a saúde são inúmeros devido a sua alta quantidade de nutrientes.

Para o intestino

“Por apresentar uma boa quantidade de fibras, a ingestão de manga colabora com o funcionamento do intestino”, afirma a nutricionista Jéssica Dias, do Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região SP-MS (CRN-3).

As fibras, tão abundantes na manga, têm efeito laxativo, o que ajuda a prevenir a prisão de ventre.

Para o coração

De acordo com a nutricionista, os carotenoides – pigmentos responsáveis pela coloração da manga – são poderosos antioxidantes que têm ação protetora contra as doenças cardiovasculares e o câncer.

Contra diabetes

A manga é um alimento de baixo índice glicêmico, isto é, não causa picos de glicose e insulina no sangue e, portanto, é um grande aliado de diabéticos.

Contra colesterol

A vitamina C presente na manga auxilia na redução do colesterol ruim, que obstrui as artérias e pode causar ataques cardíacos.

Fortalece o sistema imunológico

A manga ainda fortalece o sistema imunológico devido à presença de vitamina A e C, que colaboram no combate a infecções e inflamações.

Para a pele

As propriedades da manga deixam a pele mais bonita e ainda combatem os radicais livres que oxidam as células e colaboram com o envelhecimento.

Manga emagrece?

Embora tenha carboidratos, a manga ajuda a emagrecer porque contém fibras que elevam o tempo de digestão e, consequentemente, aumentam a sensação de saciedade e evitam deslizes na dieta.

Todavia, nenhum alimento é milagroso e, portanto, a fruta pode ajudar na perda de peso somente se for consumida moderadamente e associada à dieta adequada e atividades físicas.

Faz mal?

A não ser que você já esteja com dor de barriga ou precisando fazer uma dieta que “segure” um pouco mais o intestino, não há contraindicação para o consumo da manga, a não ser que exista alergia especificamente à fruta.

E aquela história de que manga com leite faz mal é apenas mito!

Como incorporar na dieta

Preferencialmente, para assimilar todos os benefícios que a fruta manga pode trazer, a melhor forma de consumi-la é in natura.

No entanto, existem diversas outras maneiras de incorporar este alimento bastante saudável na alimentação diária, seja por meio de sucos, compotas, geleias, mousse, sorvetes, etc.

De acordo com a nutricionista voluntária do Instituto Horas da Vida, Suelen Leal, a manga é uma fruta bastante versátil e que pode ser consumida em todas as refeições. “No café da manhã ou no lanche, ela pode ser picada, batida com água ou leite junto de aveia ou semente de chia, por exemplo.”

No almoço, é mais fácil combiná-la em fatias com outros ingredientes. “Assim como as frutas cítricas, a manga é benéfica para aumentar a absorção de ferro do tipo ‘não heme’ [encontrado especialmente em leguminosas e e verduras de folha escura]”, afirma Suelen.

A especialista lembra que, apesar de a manga ser excelente em sobremesas e até em molhos para carne, é preciso consumi-la moderadamente.

Receitas com manga

Geleia de manga com hortelã

 

Pote com geleia de manga e hortelã.

Geo-grafika/Shutterstock

Ingredientes

  • 1 manga madura (preferencialmente palmer ou tommy atkins)
  • 1 punhado de hortelã picada
  • Gengibre em pó a gosto
  • 1 a 2 colheres de sopa açúcar mascavo, de acordo com sua preferência

Modo de preparo

Pique a manga em pedacinhos e coloque junto com o açúcar mascavo em uma panela, com uma pitada do gengibre em pó. Adicione um pouco de água apenas para forrar o fundo, sem submergir a fruta.

Em fogo médio, vá misturando até engrossar. Desligue o fogo, adicione a hortelã picada e passe no mixer. Coloque em pote de vidro e leve à geladeira.

Salada de manga com rúcula

 

Salada de manga com rúcula.

Nataliya Arzamasova/Shutterstock

Ingredientes

  • 1 manga fatiada em tiras
  • 1 punhado de rúcula picada e lavada
  • Tomates cereja (de acordo com sua preferência)
  • Muçarela de búfala e gergelim a gosto
  • Suco de 1 limão
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 colher de sopa de vinagre de vinho branco

Modo de preparo

Em uma tigela, coloque as tiras de manga, os tomates e a muçarela de búfala sobre as folhas.

Em um pote, misture o suco de limão, o azeite e o vinagre de vinho branco, e depois despeje sobre a salada. Por fim, finalize com a quantidade que preferir de gergelim e mexa bem.