Laranja: tipos, benefícios e melhor forma de consumir

18 de julho de 2018

|

POR Lucas Coelho

Difícil encontrar alguém que não goste de chupar laranja ou ao menos de tomar o suco. Bem refrescante, a fruta cítrica faz parte da cultura alimentar brasileira desde que os portugueses chegaram por aqui.

Famosa pela vitamina C, o alimento pode ir do doce ao levemente ácido e agrega benefícios importantes para a saúde. Veja:

Tipos de laranja

 

Laranjas inteiras e cortadas.

Davizro Photography/Shutterstock

Existem diversas variações de laranja, mas as mais comuns no Brasil são Pera, Bahia e Lima.

Laranja-pera

Tem sabor mais adocicado, tamanho menor quando comparada às outras e é mais indicada para fazer suco ou ser consumida in natura.

Laranja-Bahia ou laranja-de-umbigo

É bem fácil de ser descascada e é geralmente usada em saladas, principalmente porque não possui sementes.

Tem casca amarelada e possui uma ponte mais acentuada, de onde vem o nome “umbigo”.

Laranja-lima

É menos ácida e tem sabor adocicado e suave, sendo indicada para quem tem problemas digestivos e também para as crianças.

Laranja-da-terra

É bem amarga e pequena, sendo indicada para geleias e até fins medicinais.

Laranja-seleta

É semelhante à laranja-Bahia, sendo amarelada, de polpa bem saborosa e pouco ácida.

Laranja vermelha

A famosa laranja-de-sangue apresenta interior avermelhado e é menor do que os demais tipos.

Propriedades nutricionais da laranja

  • Açúcar
  • Cálcio
  • Ferro
  • Fibra alimentar
  • Magnésio
  • Potássio
  • Vitamina A
  • Vitamina B6
  • Vitamina B12
  • Vitamina C
  • Vitamina D

Benefícios para a saúde

Entre as principais vantagens de se consumir laranja, podemos citar as seguintes:

Previne anemia

A grande quantidade de vitamina C ajuda na absorção do ferro, elemento presente em carnes, verduras, feijão etc.

Contra o envelhecimento precoce

A vitamina C da laranja é importante para a absorção de colágeno, nutriente fundamental para a saúde da pele e das articulações. Somada ao poder antioxidante, atua contra o envelhecimento precoce.

Evita prisão de ventre

É uma aliada do bom funcionamento intestinal devido à sua grande quantidade de fibras que, especialmente se o bagaço for consumido, prolonga a sensação de saciedade.

Contra câncer e doenças cardíacas

Pode ajudar a prevenir doenças como a arteriosclerose e o câncer, graças a seus antioxidantes que são importantes para anular a ação dos radicais livres no organismo.

Reduz o colesterol

Como a laranja contém muita pectina, fibra presente na parte branca da casca e que diminui a absorção de gordura, ela também ajuda a reduzir o colesterol alto.

Combate gripes e resfriados

A relação com gripes e resfriados se dá justamente pela abundância de vitamina C, a qual fortalece o sistema imunológico.

Controla a pressão

Além de todos os benefícios citados acima, a laranja também contém potássio – mineral que ajuda a controlar a pressão arterial.

Fornece energia

Contém frutose, açúcar que se transforma em glicose e fornece energia para as células do corpo.

Melhora a saúde dos olhos

Um estudo australiano publicado no American Journal of Clinical Nutrition descobriu que comer uma de laranja por dia diminui a chance de desenvolver degeneração macular relacionada ao envelhecimento, doença que pode levar à perda de visão.

Laranja engorda? E o suco?

 

Copo de suco de laranja.

O fato de a laranja não possuir muitas calorias e de ser rica em fibras a torna um bom ingrediente a ser acrescentado na dieta. Contudo, como qualquer outro alimento, é necessário ter moderação em seu consumo.

Por outro lado, o suco de laranja não tem as tão preciosas fibras. Com isso, a digestão é bem mais rápida e o nível elevado de frutose pode aumentar o nível glicêmico do corpo, gerando aumento de peso. Assim, quem está de regime deve tomar a bebida de forma ponderada.

Qual a melhor forma de consumir a laranja?

“O ideal é consumir a fruta inteira e não somente o suco, porque a maior parte das fibras da laranja é encontrada em seu bagaço”, atenta Daniela.

A casca também é saudável pois é rica em flavonoides, que são compostos com função antioxidante e anti-inflamatória. Para aproveitá-la pode-se, por exemplo, preparar um chá de laranja ou raspar um pouco em doces e salgados, como carnes, bolos e purês.

Contraindicações da laranja

O ideal é consumir diariamente uma fruta rica em vitamina C, como a laranja. A nutricionista Adriana Ávila, da Câmara Técnica do CRN-3, ressalta que passando disso existem diversos cuidados e contraindicações em relação ao consumo.

“A ingestão excessiva de laranja pode aumentar drasticamente a glicose (açúcar no sangue), os triglicérides (tipo de gordura no sangue), o potássio e engordar”, lista Adriana. “Se a pessoa tiver o potássio já elevado no sangue ou doença renal crônica, ela deverá ter o consumo avaliado pelo nutricionista ou médico que a acompanha”, finaliza.

Além disso, se o intestino estiver solto, recomenda-se não ingerir o bagaço.

Outra contraindicação refere-se a quem sofre com refluxo gastroesofágico: pacientes com a condição devem evitar consumir laranja à noite ou antes de deitar, assim como as frutas cítricas em geral.

Suplemento de vitamina C é bom?

“A suplementação por meio de efervescentes não é indicada, porque o nosso organismo não consegue absorver tão rapidamente a grande quantidade de vitamina C disponível em cada comprimido”, conta Daniela Cavalheiro.

Segundo ela, o excesso de vitamina C não absorvida pode acumular nos rins e promover a formação de pedra nos rins.

>> Confira também: outros alimentos ricos em vitamina C

Receitas com laranja

Bolo de laranja

 

Bolo de laranja

Anastasia_Panait/Shutterstock

Ingredientes

  • Suco de 3 laranjas espremidas
  • 3 ovos
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 1 xícara de chá de açúcar mascavo
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 colher de sopa de fermento

Modo de preparo

Em uma batedeira, bata os ovos, a manteiga e o açúcar primeiro. Depois, adicione a farinha, o fermento e o suco da laranja e siga misturando até formar uma massa homogênea. Unte uma assadeira de bolo e despeje a massa. Leve ao forno preaquecido a 180° de 30 a 40 minutos.

OBS: se quiser, pode adicionar à massa pequenas lascas da casca da laranja.

Arroz de pato com laranja

 

Prato de arroz com pato.

nndrln/Shutterstock

Confira a receita indicada pelo chefe João Taves:

Ingredientes

  • 1 pato
  • 1 porção de arroz cru, do tipo de sua preferência
  • 9 laranjas
  • Tomilho fresco a gosto
  • Alecrim a gosto
  • Páprica apimentada a gosto
  • Uma pitada de açafrão da terra
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • Sal a gosto

Modo de preparo

Antes de tudo, limpe o pato.

Numa panela, coloque o suco de 3 laranjas, o tomilho, o alecrim, a páprica, a pimenta-do-reino, a pitada de açafrão e o sal. Misture bem e depois coloque o pato, e adicione água suficiente para submergir a ave. Deixe de molho por meia hora e cozinhe em panela aberta por mais 2 horas.

Após isso, retire a carne e desfie, mas guarde o caldo. Utilize este caldo para cozinhar a porção de arroz misturado com o pato desfiado. Se preferir, adicione um pouco mais de tomilho ao arroz.

Para acompanhar, faça uma redução com o suco das seis laranjas restantes. Coloque o suco em fogo alto na frigideira; a água irá começar a evaporar e quando a redução ganhar um aspecto cristalizado, retire. Depois, decore como quiser e sirva junto do arroz com pato.