Cravo-da-Índia: benefícios, propriedades e como consumir

O cravo da índia, originário das Ilhas Molucas, na Indonésia, e cultivado em larga escala em regiões do mundo todo ganha espaço entre as especiarias. No Brasil, por muito tempo foi conhecido como enfeite para doces de festas ou ingrediente para o preparo de quentão, mas atualmente é utilizado com outras finalidades em todos os continentes. O botão da flor do cravo-da-Índia é muito usado em receitas culinárias e medicamentos naturais.

Veja a seguir informações mais detalhadas sobre esse pequenino tempero, que tem grandes propriedades, seus possíveis usos na culinária.

Propriedades

O cravo-da-Índia é rico em vitaminas A, C e K, muito importantes para funções como visão, coagulação do sangue e combate aos radicais livres.

Além disso, esse pequeno tempero tem minerais essenciais para o funcionamento do organismo como um todo, como o potássio – importante para a contração muscular e a frequência cardíaca –, o manganês – necessário para o cérebro –, e o selênio – ótimo para o sistema imunológico.

Benefícios do cravo-da-Índia

Reforça a imunidade

Como possui características antissépticas e é fonte de selênio, reforça o sistema imunológico, combatendo alguns tipos de infecções causadas por bactérias e/ou fungos.

Alivia dores

Além disso, cravo-da-Índia possui ação analgésica, aliviando a dor e diminuindo a fadiga muscular.

Combate o envelhecimento precoce

Possui também vitaminas A, C e K, antioxidantes com finalidade de combater os radicais livres, evitando assim o envelhecimento precoce dos tecidos do corpo, como também auxiliando na melhora da visão e na coagulação do sanguínea.

Melhora a digestão

A especiaria também pode ser utilizada com finalidade antiflatulência, auxiliando assim o processo de digestão por aumentar as secreções enzimáticas. Suas propriedades podem aliviar náuseas, vômitos e prevenir úlceras gástricas.

Cuida de cérebro e músculos

O cravo-da-Índia, também possui manganês, necessário para o bom funcionamento do cérebro, e potássio, importante para a contração muscular. 

Emagrece?

O cravo-da-Índia tem efeito termogênico, que ajuda a acelerar o metabolismo e os processos do organismo. Por isso, é possível afirmar que esse tempero colabora, de forma indireta, com o emagrecimento.

No entanto,  vale ressaltar que de forma isolada toda e qualquer especiaria precisa de ser aliada à rotina de hábitos saudáveis e uma alimentação equilibrada para que os nutrientes tenham sinergismo e, consequentemente, uma melhor nutrição.

Possíveis malefícios

Em excesso, o consumo de cravo-da-Índia pode causar desconfortos no trato estomacal, como náuseas e vômitos. Além disso, seu poder termogênico pode gerar agitação e insônia.

Quem não deve comer?

Não devem consumir cravo-da-Índia gestantes, lactantes, crianças, pessoas com sensibilidade ao tempero e quem faz uso de medicamentos anticoagulantes.

Como plantar?

A maior produção de cravo-da-Índia no Brasil acontece no sul da Bahia, região com clima quente e úmido, propício ao cultivo, que geralmente ocorre de abril a dezembro.

O plantio precisa acontecer por meio de mudas ou sementes em solo rico em nutrientes e matéria orgânica.

O craveiro se torna economicamente ativo apenas dez anos após o plantio. O desafio para quem produz é a colheita, pois a árvore é alta. Depois de colhidos, os cravos-da-Índia ficam por dois dias secando ao sol ou numa estufa.

Receitas com cravo

Arroz doce com cravo

 

Arroz doce com cravo-da-índia em uma tigela de vidro.
DihandraPinheiro/Shutterstock

Ingredientes

  • 1 xícara de chá de arroz lavado e escorrido
  • 3 xícaras de chá de água filtrada
  • 4 xícaras de chá de leite semidesnatado
  • 1 xícara de chá de açúcar demerara orgânico
  • Cravo e canela em pau a gosto
  • Canela em pó (para polvilhar)
  • Casca de limão a gosto (opcional)

Modo de preparo

Coloque o arroz, a água, o cravo, a canela em pau e a casca de limão para cozinhar em uma panela, em fogo baixo. Quando a água secar e o arroz estiver macio, acrescente o leite e o açúcar e continue mexendo a mistura até o leite engrossar e ficar com uma textura cremosa. Desligue o fogo e espere esfriar um pouco. Sirva em uma bowl de sobremesa e polvilhe canela em pó para finalizar.

Chá de cravo

Ingredientes

  • 10 g de cravo-da-Índia
  • 1 litro de água

Modo de preparo

Em uma panela ou chaleira, de preferência de aço inoxidável, ferva um litro de água filtrada. Em seguida, adicione o cravinho, desligue o fogo e tampe a panela por 10 a 15 minutos. Por fim, coe a mistura e consuma quente ou fria.

Chocolate quente com cravo

Ingredientes

  • 1 litro de leite
  • 2 unidades de canela em pau
  • 4 unidades cravos-da-índia
  • ¼ de xícara de chá de chocolate em pó
  • ¼ de xícara de chá de açúcar demerara orgânico

Modo de Preparo

Adicione o leite, a canela e o cravinho em uma panela de aço inox e leve em fogo médio, sem deixar ferver, por 20 minutos. Para isso, lembre-se de sempre mexer. Em seguida, retire a canela e os cravos da panela e coloque o chocolate e o açúcar na mistura. Mexa por alguns instantes e sirva em seguida.

 

Fonte

Nutricionista Marcelle Sacchi, da Clínica Estima Nutrição – CRN 43316