Cominho emagrece? Conheça os benefícios dessa especiaria

Atualizado em 26 de junho de 2018

|

POR Patrícia Beloni

O cominho sempre foi muito utilizado por seu aroma e sabor na culinária, mas desde o Egito Antigo já era muito valorizado também por suas propriedades medicinais. Mais tarde, descobriu-se que cominho emagrece e ele passou a integrar a lista de alimentos preferidos de muitos nutricionistas.

Mas seus benefícios não se resumem a isso. Picante, ele também pode ser usado como um substituto da pimenta e também é riquíssimo em vitamina A, vitamina C, cálcio e ferro.

Cominho emagrece mesmo?

Por ter grandes quantidades de fibras em sua composição, o cominho ajuda a dar sensação maior de saciedade, além de melhorar o funcionamento do intestino como um todo. Isso faz com que sintamos necessidade menor de comer porções muito grandes de comida.

Além disso, a especiaria é bem pouco calórica e pode servir como substituta para temperos e ingredientes que, além de fazer mal, não contribuem em nada para o emagrecimento.

O chá de cominho, em especial, é um excelente amigo das dietas focadas em perda de peso. Mais abaixo, colocamos uma receita muito simples para você fazer seu chá em casa. Não deixe de conferir.

Outros benefícios do cominho

De acordo com a nutricionista Ariane Bomgosto, da PUC do Rio de Janeiro, além de ajudar no emagrecimento, o cominho pode proporcional vários outros benefícios à saúde. Ele se destaca por ser muito rico em antioxidantes e por sua ação antisséptica — além de ser uma ótima opção para regular o intestino.

  • As altas doses de vitamina C ajuda no tratamento contra inflamações e fazem muito bem para a saúde da pele;
  • A vitamina C presente no cominho também ajuda ainda a reduzir o estresse e é uma forte aliada na luta contra a depressão;
  • Além de estimular a produção de enzimas, o cominho possui fibras que facilitam a digestão, promovem a limpeza intestinal e reduzem a incidência de gases;
  • Cominho também tem ação expectorante e ajuda a melhorar quadros de constipação. Atua também como solução para problemas respiratórios, a exemplo da asma e da bronquite;
  • O ferro e a vitamina C (olha ela aqui de novo) ajudam especialmente no combate a infecções e aumentam a imunidade do nosso organismo;
  • Por fim, o cálcio, encontrado com abundância no cominho, ajuda ainda a fortalecer os ossos e a evitar a osteoporose.

Como usar cominho

O cominho pode ser encontrado em grão, moído, em pó ou em óleo essencial. Ele costuma ser usado mais como tempero, para dar sabor e aroma a diversas receitas, e também como chá. A utilização mais frequente é na preparação de ensopados e pratos como barbecue, curry indiano e o chilli.

Ainda não há dados suficientes que indiquem qual a melhor forma de consumi-lo ou ainda sobre riscos de comer cominho em excesso, mas, segundo a nutricionista Ariane, não existe nenhuma contraindicação para incluí-lo no prato.

Receita de chá de cominho

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de cominho;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Coloque 1 colher de sopa cheia de cominho dentro da chaleira. Cubra com água quente e abafe. Espere cerca de 10 minutos e sirva (se desejar, passe no coador).

Receita de feijão com cominho em pó

Ingredientes

  • 6 xícaras de chá de água;
  • 1 cebola;
  • 2 dentes de alho;
  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • 2 folhas de louro;
  • 1 colher de chá de cominho em pó;
  • Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

Modo de preparo

Coloque o feijão, a água e as folhas de louro em uma panela de pressão. Leve ao fogo alto e assim que começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos.

Enquanto o feijão cozinha, descasque e pique fino a cebola e os dentes de alho. Desligue o fogo, espere toda a pressão sair e a panela parar de apitar, e abra a tampa.

Leve uma frigideira ao fogo baixo. Quando aquecer, coloque azeite, cebola, e tempere com uma pitada de sal. Refogue por cerca de 5 minutos, até começar a dourar. Adicione o alho e o cominho e mexa por mais 1 minuto.

Acrescente 2 conchas do feijão cozido (com caldo) e misture. Se quiser engrossar o caldo, amasse os grãos com a espátula. Coloque essa mistura junto com o resto do feijão.

Tempere com sal e pimenta a gosto, misture e deixe cozinhar em fogo baixo, sem a tampa, por mais 10 minutos, ou até adquirir a consistência desejada. Mexa de vez em quando para não grudar no fundo da panela. Depois é só servir.