Cáscara sagrada: para que serve e cuidados ao consumir

Cáscara sagrada é uma planta originária da costa oeste da América do Norte que possui cor marrom-acinzentada por fora e amarela por dentro. É utilizada para fins medicinais desde a época dos índios devido a seus nutrientes e propriedades que beneficiam principalmente pessoas com problemas intestinais.

A casca dessa planta contém aldemodina-ranol, aloemodina, aloínas, barbaloínas, cascarosídeos A, B, C e D, antraquinona, emodina e heterosídeos antraquinônicos.

Para que serve cáscara sagrada

A cáscara sagrada pode ajudar alguns perfis de pessoas, desde que seja consumida em quantidade adequada e previamente indicada por um especialista.

Constipação

A cáscara sagrada possui antraquinona, substância que contém glicosídeos que, quando ingeridos, passam ilesos pelo estômago e vão direto ao intestino. Lá, estimulam os movimentos peristaltismo, o que ajuda a movimentar as fezes pelo intestino e evitar constipação.

Hemorroidas

Hemorroidas podem ser pioradas pelo intestino preso, portanto a cáscara ajuda a suavizar as fezes, fazendo com que passem mais facilmente pelo cólon e ânus.

Pedra na vesícula

A planta estimula a produção do suco gástrico, que facilita a digestão dos alimentos e evita o quadro de pedra na vesícula.

Pele saudável

Compressas com o chá gelado de cáscara sagrada atuam no combate ao envelhecimento, de modo a contribuir com a prevenção de rugas e manchas, além de ajudar no tratamento da acne.

Melhora a saúde capilar

Os suplementos que contêm cáscara sagrada evitam problemas no couro cabeludo, como caspa e piolhos, e a queda de cabelo. Ainda facilitam o crescimento saudável dos fios.

Emagrece?

Seus efeito laxativo proporciona sensação de emagrecimento, aumentando a atividade do intestino e facilitando a eliminação de gazes e fezes. Porém, cáscara sagrada não é capaz de acelerar o metabolismo ou quebrar células de gordura no corpo.

Efeitos colaterais

O consumo inadequado ou excessivo pode causar:

  • Cansaço
  • Cólica abdominal
  • Diminuição dos níveis de potássio no sangue
  • Diarreia
  • Falta de apetite
  • Má absorção de nutrientes
  • Enjoo
  • Perda da regularidade para defecar
  • Suor excessivo
  • Tontura
  • Vômitos

Faz mal?

A cáscara sagrada é muito utilizada na regularização do fluxo intestinal, entretanto, quando utilizada sem orientação pode causar dependência.

Para estimulação do intestino de forma natural, devemos preferir alimentos ricos em fibras aos laxativos dependentes.

A cáscara sagrada pode ser saudável quando combinada em pequenas quantidades com outros compostos laxativos, não estimulando a diarreia e a distensão abdominal.

Contraindicação

A cáscara sagrada é contraindicada nos seguintes casos:

Interação com medicamentos

Se for consumida juntamente com medicamentos orais, pode afetar a absorção dos compostos, além de potencializar os cardiotônicos e os antiarrítmicos.

Como tomar?

A melhor forma de ingerir a cáscara salgada é fazendo chá com sua erva ou tomando cápsulas com seu extrato.

Quantidade ideal de consumo

A quantidade indicada para consumo é de uma cápsula ou uma xícara do chá por dia. Não é indicado fazer uso contínuo.

Riscos do consumo excessivo

O consumo excessivo da cáscara sagrada pode gerar diarreia, desidratação e dependência.

Onde encontrar?

Lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação oferecem tanto a cáscara sagrada in natura quanto a em cápsulas.

 

Referência

Nutricionista clínica e nutrichef funcional Dra. Adriana L. Pantaleão – CRN 344429