Bulletproof coffee: o cafezinho da moda

Atualizado em 26 de junho de 2018

|

POR Marina Zyrianoff

O médico mesmo fala: um cafezinho todo dia não faz mal a ninguém. Segunda bebida mais consumida no país, perdendo apenas para a água, cada um toma café do jeito que prefere: puro, com leite, com chocolate, entre outras tantas formas. Mas você já ouviu falar no bulletproof coffee?

O nome gringo pode causar certo estranhamento de início, mas o “café à prova de balas”, como também tem ficado conhecido, é visto por muitos como o cafezinho do momento. Ele foi criado por um empresário do Vale do Silício, na Califórnia (EUA), que adaptou uma receita tibetana (feita, inicialmente, com chá) para potencializar os efeitos já muito conhecidos do café tradicional.

Quem provou, comprova que o nome não foi escolhido à toa: o bulletproof coffee melhora a concentração e a memória, aumenta a disposição, reduz o cansaço, diminui a compulsão alimentar e, por isso mesmo, ajuda até a emagrecer. Superpoderoso, está em alta entre diferentes públicos, e até o apresentador norte-americano Jimmy Fallon se tornou adepto da bebida.

O que tem no bulletproof coffee?

Mas quais ingredientes vêm no bulletproof coffee que o torna tão poderoso? Óleo de coco e manteiga, que dão energia. Ou seja, quem precisa de um gás durante o dia ou está a fim de perder alguns quilinhos pode incluir o cafezinho turbinado em sua alimentação.

O bulletproof coffee está presente na dieta cetogênica, que é baixa em carboidratos e alta em gorduras, e ajuda a controlar a saciedade e aumentar a atividade cerebral — embora a ausência de carboidratos também traga muitos malefícios para a saúde.

Por isso, é bom ficar de olho: o que antes parecia ser um simples cafezinho, que inocentemente tomamos após o almoço para dar energia e encarar o resto do dia, pode ser tornar um inimigo do nosso organismo.

Isso porque muitos estão substituindo as refeições (café da manhã, almoço ou até mesmo o jantar) pelo bulletproof coffee, deixando de consumir os nutrientes diários, necessários e importantes para o organismo, ou ainda excluindo outros alimentos que também promoveriam a saciedade no longo prazo, como fibras e proteínas. Essas mudanças não devem ser feitas e podem afetar drasticamente o organismo.

O segredo, como tudo na vida, é consumir o cafezinho da moda com moderação e não deixar de cuidar da saúde por causa do trabalho — e nem achar que o bulletproof coffee sozinho resolverá todos os problemas. Abaixo, indicamos uma receita do café à prova de balas para você experimentar em casa. Confira:

Receita de bulletproof coffee

Ingredientes

  • 200 ml café orgânico coado;
  • 1 colher (sopa) de manteiga Ghee ou manteiga sem sal;
  • 2 colheres (sopa) de óleo de coco extravirgem.

Modo de preparo

  • Prepare o café orgânico normalmente, utilizando água quente (não fervendo) para passar;
  • Bata o café no liquidificador por pelo menos 40 segundos junto com a manteiga e o óleo de coco;
  • Não use qualquer tipo de açúcar ou adoçante.