Benefícios do grão-de-bico: para que serve e propriedades

25 de abril de 2018

|

POR Patrícia Beloni

Os benefícios do grão-de-bico incluem uma quantidade generosa de proteínas, vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, magnésio e outros minerais que desempenham funções importantes no corpo. Com tantos nutrientes, ele se torna praticamente um alimento obrigatório para a dieta.

Essa também é a opinião de Paula Castilho, nutricionista da Sabor Integral Consultoria. “É um dos legumes indispensáveis em uma dieta alimentar equilibrada, sendo incorporada em nossa alimentação do dia a dia”, afirma.

Devido à sua grande quantidade de amido, o grão-de-bico também é usado pelo nosso organismo como uma importante fonte de energia. E tem mais: “apresenta baixas quantidades de água, gorduras e colesterol ruim”, ressalta a especialista.

Além de tudo isso, é um alimento relativamente barato e oferece uma grande versatilidade na culinária. Dá para preparar pratos super diferentes, como a pasta de grão-de-bico, a salada de grão-de-bico e muitos outros.

Abaixo, listamos alguns dos principais benefícios do grão-de-bico. Confira!

10 benefícios do grão-de-bico

1. Melhora o funcionamento do intestino

Por possuir grande quantidade de celulose na casca, o grão-de-bico estimula o funcionamento dos intestinos. Isso é ótimo para quem prisão de ventre com frequência, por exemplo.

2. Elimina o açúcar e colesterol

Cada 100 gramas de grão-de-bico contém 6 gramas de fibras — em sua maioria, fibras solúveis. Elas ajudam o organismo a eliminar açúcares, gorduras e o colesterol ruim. Ou seja, é uma excelente opção para remover do nosso corpo aquilo que não nos faz bem!

3. Previne doenças cardiovasculares

Segundo a a nutricionista Paula Castilho, diversos estudos apontam a relevância dessa leguminosa na prevenção de doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial e colesterol alto. Da mesma forma, também atua no tratamento de vários tipos de anemia.

4. Promove o bem-estar emocional

O grão-de-bico possui uma grande quantidade de triptofano, um aminoácido utilizado para produzir serotonina. Essa substância é a responsável pela ativação dos centros cerebrais que nos dão sensações de bem-estar, satisfação e autoconfiança.

5. Ajuda a ganhar massa muscular

Quem frequenta academias vai adorar saber disso. O grão-de-bico pode ser um ótimo aliado se você está focado na hipertrofia muscular. Isso porque ele é riquíssimo em proteínas, ferro e amido.

6. Facilita a perda de peso

Também graças às quantidades generosas de proteínas e fibras em sua composição, o grão-de-bico está liberadíssimo para dietas que visam a redução de medidas. Inclui-lo no prato aumenta a sensação de saciedade, o que faz com que você coma menos.

7. Controla os níveis de glicemia

Novamente, as proteínas e fibras presentes mostram o quão benéfica a leguminosa pode ser. Elas fazem com que a digestão ocorra de forma mais lenta, o que contribui ainda para controlar os níveis de glicemia que é jogada na corrente sanguínea. Isso é bom principalmente para pessoas com diabetes do tipo 2.

8. Previne diversos tipos de câncer

As quantidades de vitamina C, vitamina E, ácido fólico e antioxidantes ajudam o grão-de-bico a ser um ótimo alimento para prevenir o câncer. Alimentos ricos nessas substâncias reduzem as chances de células sofrerem mutações e desenvolverem um tumor.

9. Fortalece a saúde feminina

O grão-de-bico é ótimo para a saúde da mulher. Mas em que medida?

  • Para grávidas, o ácido fólico presente leguminosa atua para impedir a má formação do tubo neural do feto;
  • Na menstruação, as mulheres perdem uma quantidade importante de ferro. Consumir grão-de-bico ajuda a repor os níveis deste nutriente no organismo;
  • Na prevenção do câncer de mama, as grandes quantidades de saponinas no grão-de-bico são de grande ajuda.

10. Evita fraturas e contusões

O grão-de-bico também é bom para os ossos. O cálcio, fósforo e a vitamina K presentes em sua composição ajudam a deixar a nossa estrutura óssea mais forte, evitando fraturas, contusões e doenças dos ossos, como osteoporose.