8 benefícios do abacaxi para a saúde

27 de março de 2018 ● POR Patrícia Beloni

Os benefícios do abacaxi são conhecidos de longa data, mas muita gente ainda tem dúvidas sobre uma das maiores da fruta. Afinal, abacaxi ajuda a emagrecer ou não? A resposta é sim. Mas não só isso: ele também traz outras vantagens para a saúde.

Além de contribuir para a perda de peso, a fruta também atua para aliviar os sintomas da artrite, melhora a imunidade, previne diversos tipos de câncer, ajuda na digestão, melhora a visão, ativa a circulação sanguínea e, de quebra, ainda deixa a pele mais bonita.

Propriedades do abacaxi

E tudo isso graças à sua composição nutricional. Apesar dela variar de acordo com a época de cultivo da fruta, o abacaxi, em geral, é muito rico em água, vitamina A, vitamina B1 e vitamina C — além de possuir quantidades significativas de cobre, manganês, ferro, magnésio e fibras.

Segundo a nutricionista Cintya Bassi, do Hospital e Maternidade São Cristóvão, a fruta ainda “é rica em bromelina, que é uma enzima digestiva natural e que também tem função anti-inflamatória”.

A bromelina pode ter um nome desconhecido, mas ela está bastante presente em seu dia a dia. Muito empregada em medicamentos, a enzima também tem finalidade antitumoral, acelera a cicatrização de ferimentos e é usada também para tratar problemas no pulmão.

Já na indústria alimentícia, a bromelina é utilizada para clarificar cervejas e para amaciar carnes.

Benefícios do abacaxi

1. Emagrece

Uma fatia de 100g da fruta contém cerca de 52 calorias. Junto a seu alto teor de água, a fruta se torna um poderoso diurético, o que pode refletir também na balança.

Mas atenção! De acordo com Cintya, a perda de peso ocorreria pela perda de líquidos e não de gordura. “Mas se pensar num plano alimentar em que o abacaxi substitui doces, por exemplo, ele pode auxiliar e muito no emagrecimento”, explica a nutricionista.

2. Alivia sintomas da artrite

O abacaxi não cura a artrite e nem a previne, mas seu efeito anti-inflamatório, que vem da bromelina, pode aliviar os sintomas dessa doença que afeta as articulações.

3. Aumenta a imunidade

A fruta é rica em vitamina C que, dentre outras funções, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, dando força aos nossos anticorpos para combater micro-organismos que causam doenças e infecções no organismo.

4. Previne câncer

Segundo a nutricionista, desde os anos 1970, pesquisadores apontam que pessoas com dietas ricas em frutas e vegetais têm menor incidência de câncer do que as que não incorporam esses alimentos à rotina alimentar.

Especificamente no caso do abacaxi, alguns estudos relacionam a bromelina a efeitos antitumorais. “Numa pesquisa realizada com mulheres com câncer de mama, houve redução de metástase, porém a dosagem era bem superior a encontrada no abacaxi”, explica.

Isso significa, então, que enquanto a enzima pode ser usada para tratar câncer, o consumo da fruta em si tem potencial para prevenir contra tumores.

5. Ajuda na digestão

É também a bromelina, por ser uma enzima digestiva que age no estômago desdobrando as proteínas alimentares, que facilita a absorção de nutrientes. Ela favorece e acelera a digestão.

Também possui fibras, que são importantes para a regulação do intestino, auxiliando na formação do bolo fecal. Para conservar as fibras é importante consumir a fruta in natura ou beber o suco sem coar.

6. Melhora a visão

O abacaxi possui vitamina A, que é quem dá a coloração da fruta. Ela é importante para a manutenção e qualidade da visão, evitando uma série de doenças dos olhos.

7. Ajuda na circulação do sangue

A bromelina também tem ação anticoagulante, reduzindo as chances de formação de coágulos nas veias e artérias.

8. Melhora a saúde da pele

Alimentos com vitamina C, como o abacaxi, são importantes na manutenção e na conservação da pele. Isso porque a vitamina é um nutriente antioxidante, que combate os radicais livres e, desta forma, previne o envelhecimento precoce.

Além disso, a fruta também possui retinol, que é um derivado da vitamina A e que está envolvido diretamente com a renovação celular, o aumento da produção de colágeno e que atua como suavizador de marcas relacionadas a acne.

Abacaxi faz mal?

Muita gente acredita que o abacaxi não pode ser consumido por quem tem problemas renais, mas isso não é verdade. Ele não tem essa contraindicação e nem é capaz de provocar doenças que atingem os rins. “Pelo contrário: a fruta possui citratos que dificultam a agregação de cristais que formam os cálculos renais”, explica Cintya.

O abacaxi tampouco provoca outra desvantagem ao organismo. Além de não ser proibido em nenhum condição, a não ser em quem tiver alergias. “O consumo do abacaxi é saudável para todos. Só quem faz uso de medicamento anticoagulante pode precisar restringir o consumo durante o tratamento”, afirma a nutricionista.

4 receitas com abacaxi

1. Torta de abacaxi

Ingredientes

Massa

  • 2 xícaras de chá de açúcar orgânico;
  • 100 g de margarina ou manteiga sem sal;
  • 4 ovos;
  • 1 xícara de chá de leite;
  • 3 xícaras de chá de farinha de trigo;
  • 1 colher de sopa de fermento em pó.

Calda

  • 1 xícara de açúcar orgânico;
  • 1 abacaxi em rodelas.

Modo de preparo

Para a calda, derreta o açúcar em uma assadeira redonda, retire do fogo, disponha por cima o abacaxi cortado em rodelas ou picado e reserve.

Bata as claras em neve e reserve. Na batedeira, bata o açúcar, as gemas e a manteiga. Acrescente o leite até que a mistura fique homogênea.

Adicione a farinha e bata novamente. Misture as claras em neve, agregando aos demais ingredientes e, por fim, misture o fermento.

Coloque a massa na assadeira reservada com a calda e leve ao forno pre aquecido a 180°C até dourar. Desenforme ainda quente.

3. Suco de abacaxi com hortelã

Ingredientes

  • ½ abacaxi maduro descascado e picado;
  • 5 folhas de hortelã;
  • 500 ml de água;
  • 5 pedras de gelo;
  • Açúcar ou adoçante a gosto.

Modo de preparo

É só bater todos os ingredientes e consumir em seguida.

3. Suco de abacaxi com gengibre

Ingredientes

  • ½ abacaxi maduro descascado e picado;
  • 2 rodelas finas de gengibre;
  • Suco de 1 limão;
  • 2 folhas de hortelã;
  • 500 ml de água;
  • 5 pedras de gelo;
  • Açúcar ou adoçante a gosto.

Modo de preparo

É só bater todos os ingredientes juntos e consumir em seguida.

4. Suco verde com abacaxi

Ingredientes

  • 4 fatias de abacaxi maduro descascado e picado;
  • 2 folhas de couve picada;
  • 2 folhas de hortelã;
  • 300 ml de água;
  • 3 pedras de gelo;
  • Adoçante a gosto.

Modo de preparo

É só bater todos os ingredientes e consumir em seguida.