5 benefícios da lentilha que você não conhecia

22 de março de 2018

|

POR Lucas Coelho

A lentilha é um dos alimentos preferidos do brasileiro para substituir o feijão. Ao mesmo tempo, também é bastante usada para incrementar saladas e até fazer sopas.

Porém, mais que sua versatilidade na cozinha, a leguminosa chama a atenção por sua extensa lista de vantagens nutricionais. Delas, cinco se destacam mais que as outras.

Então, confira abaixo os principais benefícios da lentilha e saiba como aproveitar todos eles no dia a dia.

5 principais benefícios da lentilha

1. Aliada contra anemia

A quantidade abundante de ferro faz com que a lentilha seja uma forte aliada na prevenção e tratamento da anemia, uma doença decorrente da diminuição das hemácias e hemoglobinas no sangue.

Isso compromete a oxigenação das células e causa intensa fadiga na pessoa. A nutricionista e membro do Conselho Regional de Nutricionistas – 3ª Região (CRN-3), Lia Giro diz que, após comer a lentilha, é válido também ingerir algum alimento rico em vitamina C, como a laranja. “A vitamina C potencializa a absorção do ferro no organismo”, garante.

2. Muito rica em fibras

As fibras contidas na lentilha são excelentes aliadas no combate ao colesterol, pois diminuem a absorção de gorduras no intestino.

Da mesma forma, elas controlam os níveis de açúcar no sangue, contribuindo contra a diabetes e também promovem uma sensação maior de saciedade, o que reduz a vontade de comer.

+ alimentos que dão saciedade

Conforme explica a nutricionista, as fibras ainda ajudam a prevenir o câncer de cólon intestinal. Vale lembrar que é importante consumir água ao longo do dia para potencializar os efeitos das fibras no intestino.

3. Boa substituta da carne

“Com uma grande quantidade de proteína vegetal de rápida absorção, a lentilha é excelente para quem opta por uma alimentação vegetariana ou vegana”, explica Lia.

“É também uma ótima opção para quem simplesmente quer ter um cardápio rico em proteína, mas com pouca gordura”, afirma. Aquele mito de que, para se conseguir proteína, só comendo bife, já caiu faz tempo, e a lentilha é prova disso.

+ opções para substituir a carne

4. Vitaminas e minerais

A riqueza em vitaminas do complexo B garante diversos benefícios à lentilha. A vitamina B9 (ácido fólico) e a vitamina B6, por exemplo, ajudam a proteger as paredes das artérias, reduzindo os riscos de doenças cardíacas.

O potássio e o magnésio presentes na lentilha também auxiliam neste sentido ao proporcionarem um relaxamento dos músculos que envolvem os vasos sanguíneos, diminuindo a pressão arterial.

Outro mineral encontrado na lentilha, o zinco é ligado diretamente à melhora do sistema imunológico, prevenindo de gripes e resfriados.

5. Bom para as mulheres

Lia Gira explica que a lentilha possui uma substância chamada lignana, que é muito benéfica especialmente para as mulheres.

“Ela tem função semelhante à dos hormônios femininos, reduzindo os incômodos da TPM. Por isso, é possível observar até uma melhora do humor”.

+ matérias sobre saúde feminina