Benefícios da banana: o que você precisa saber sobre a fruta

Cultivada em mais de 130 países e um dos alimentos mais produzidos e consumidos no Brasil, a banana é uma fruta riquíssima em vitaminas, cálcio, fibras, potássio e antioxidantes. Muito por causa disso, os benefícios da banana são inúmeros, mas ela ainda assim levanta dúvidas a respeito da sua inclusão em dietas.

Afinal, quem tem diabetes pode comer banana? Ela é tão boa assim para quem pratica atividades físicas? Confira as respostas para essas e outras perguntas:

Propriedades da banana

Antes de falar dos benefícios da banana para nossa alimentação, é muito importante saber que a fruta é composta por 75% de água e 25% de matéria seca, e que pode ser encontrada em diferentes variedades.

As mais conhecidas e populares são: banana prata, banana maçã, banana da terra, banana ouro e banana nanica. Elas diferem entre si principalmente no formato e no sabor, mas as vantagens nutricionais não variam tanto de uma para a outra.

É fonte de carboidratos, fibras, vitamina C, potássio, vitamina K, magnésio, betacaroteno, licopeno, luteína, ácido fenólico e flavonoides, com isso, auxilia na ação anticarcinogênica, antioxidante, antialérgica, diminuição da pressão arterial e imunomoduladora.

7 benefícios da banana

Abaixo, separamos mais informações sobre a banana para te deixar com água na boca e ter ainda mais motivos para querer consumi-la:

1. Fornece energia para o corpo

A banana possui alta concentração de carboidratos (que são metabolizados pelas células e dão energia para o corpo) e, por isso, ela é uma ótima opção para atletas profissionais e atletas amadores incorporarem à dieta.

Aliás, a banana também é uma fonte muito rica em potássio, que ajuda a evitar cãibras – um problema muito comum de quem pratica exercícios. Importante ressaltar, também, que somente o potássio não é capaz de prevenir as contrações musculares.

Além de comer muita banana – e até carambola, outra fruta riquíssima no nutriente –, você deve beber muita água e se alimentar corretamente antes e depois dos treinos. Não forçar demais o músculo também é um bom método preventivo contra cãibras.

>> Confira: 5 receitas com banana para quem pratica esportes

2. Deixa o coração mais forte

O potássio (sim, ele de novo) ainda pode trazer benefícios para a saúde do coração. Por ser um mineral condutor de eletricidade, ele ajuda a manter a estabilidade dos batimentos cardíacos, além de ser ótimo também para controlar a pressão arterial.

>> Confira: 10 alimentos que têm mais potássio do que a banana

3. Melhora a digestão

É muito rica em fibras, que são excelentes aliadas do nosso trato gastrointestinal. Comer banana, então, ajuda a melhorar a digestão e regular as funções do intestino. As fibras ainda atuam como uma espécie de esponja, que absorve o colesterol ruim do organismo e o elimina por meio das fezes.

Uma banana tem aproximadamente 3g de fibras, o que corresponde a 10% do total que devemos consumir diariamente do nutriente.

4. Favorece o bem-estar e melhora o humor

A banana também tem grandes quantidades de um aminoácido chamado triptofano. Ele é responsável pela produção de serotonina – o famoso “hormônio da felicidade”, junto com a endorfina, ocitocina e a dopamina.

A serotonina é chamada por esse nome por ser, na realidade, um neurotransmissor que gera relaxamento, bem-estar e melhora o humor. Não à toa, a banana é tão indicada para pessoas que têm depressão.

Triptofano é um percursor da melatonina, hormônio responsável pela qualidade do sono, ou seja, pode ser aliado na melhora da qualidade do sono e relaxamento ao longo do dia.

Isso não significa que a banana dá sono, mas que induz uma cascata que melhora a sensibilidade à serotonina e consecutivamente da melatonina.

5. Transporta oxigênio para o corpo

Entre os benefícios da banana, também está o fato de ela melhorar a produção de hemoglobinas – uma proteína encontrada no interior das hemácias, as células vermelhas do sangue.

A função das hemoglobinas é transportar oxigênio para todos os tecidos do corpo, ajudando a mantê-los sempre saudáveis e em funcionamento. Essa qualidade da banana é resultado direto da quantidade de ferro e magnésio em sua composição nutricional.

6. Ótima para cérebro, pele e ossos

Por ser rica em manganês, nutriente importantíssimo para a proteção do nosso sistema nervoso e dos ossos, e em vitamina C, que aumenta a produção de colágeno e dá mais elasticidade à pele, a banana é uma forte aliada contra diversos tipos de demência, AVCs, osteoporose, doenças de pele e envelhecimento precoce.

7. Ajuda na saúde dos olhos

A banana também melhora a saúde dos olhos por ser muito rica em vitamina A e solúvel em gorduras que ajudam a preservar as membranas dos olhos, além de evitar a cegueira noturna.

Como consumir?

Banana é muito consumida in natura, mas também pode ser utilizada para diversos outros fins: sobremesas (lembra das famosas banana split e bananadas?), saladas de frutas e até sangrias.

Outro tipo de alimento que está em alta são as bananas chips, um aperitivo feito com rodelas de banana desidratada ou frita. Há ainda aqueles que preferem misturá-la, crua, com arroz e feijão. Não há limites para a criatividade.

Curiosidades sobre a banana

Ajuda a parar de fumar

Por conter vitaminas B6 e B12, a banana ajuda a estabilizar o corpo para que ele se adapte à redução de nicotina e, com isso, minimize os sintomas da abstinência do cigarro.

Diabéticos devem consumi-la com moderação

A fruta possui alto índice glicêmico, o que significa que passa rapidamente da corrente sanguínea para as células do corpo, ocasionando eventuais picos de glicemia.

Pode (e deve) ser reaproveitada

Muita gente não sabe, mas a casca da banana contém vários nutrientes, açúcares naturais (glicose e sacarose) e minerais, e pode ser aproveitada em várias receitas.

Você pode preparar brigadeiros, bolos, farinhas e até bifes empanados com a casca de banana que você costuma jogar no lixo depois de removê-la da fruta.

Expressão “a preço de banana”

A expressão surgiu pelo fato da fruta geralmente ser muito barata. Em média, ela costuma ocupar menos de 1% do total de despesas dos brasileiros com alimentação.

 

Fontes

Nutricionista Juliana Pizzocolo Martins –  CRN 3 23055

Nutricionista Gabriela Cilla, da Clínica NutriCilla – CRN 47281