Benefícios da aveia: emagrece, reduz colesterol e mais 7

Atualizado em 08 de agosto de 2019

|

Aliada da dieta de muitas pessoas que visam a perda de peso pois tem processo digestivo lento (é um carboidrato composto) e é capaz de liberar energia aos poucos para o organismo.

O ideal é que seu consumo seja de forma regular. Por ser um alimento prático, o cereal pode ser misturado a vitaminas e frutas, como banana e mamão, ou ingerido em forma de mingau. Adicionar a aveia a bolos, pães e biscoitos também é uma boa pedida.

Além disso, é opção para os lanches entre as refeições, já que os nutricionistas recomendam realizar lanches intermediários entre as refeições para evitar que o estômago fique vazio durante muito tempo, evitando a fome exagerada e os excessos.

Benefícios da aveia

  1. É fonte de fibras, sendo que duas colheres de sopa de aveia fornecem 2,9 g (12% valor diário recomendado de ingestão desse nutriente). O Ministério da Saúde recomenda a ingestão de 25 g de fibras por dia.
  2. Ajuda no controle glicêmico devido às suas quantidades significativas de fibras, promovendo o retardo da digestão e da absorção dos carboidratos ingeridos, o que impede picos glicêmicos após as refeições.
  3. Ajuda no bom funcionamento do intestino, pois as fibras são benéficas para a função intestinal. Elas reduzem o tempo que o alimento leva para ser digerido e eliminado.
  4. Auxilia no alívio da constipação, também por ser rico em fibras solúveis, o que retarda o esvaziamento gástrico. No entanto, para que o benefício da ingestão de fibras seja aproveitado, é necessário que seja acompanhado de líquidos, principalmente água.
  5. Retarda o processo digestivo, prolongando a sensação de saciedade.
  6. Importante fonte de energia, a aveia está na base da pirâmide alimentar, sendo um alimento rico em carboidratos. Por isso, ela pode ser consumida em diferentes momentos do dia, fornecendo energia para o seu treino.
  7. Faz bem para o coração por ser um alimento funcional que conta com beta-glucana. Ele ajuda na redução do colesterol total e do colesterol ruim, importantes fatores de risco para doenças do coração.
  8. É um alimento nutritivo por ser um cereal pouco processado, o que garante a integridade do grão mantendo seu teor de vitaminas e minerais. Possui as vitaminas B1, B2 e E, que auxiliam na formação e na longevidade das células e são necessárias para a digestão apropriada, para a absorção dos alimentos, para a síntese de proteínas e para o metabolismo de carboidratos e lipídeos. Além disso, ainda ajudam no ganho de massa muscular, na melhora da capacidade do sangue em transportar oxigênio e na diminuição da ansiedade. Conta, também, com os minerais ferro e magnésio, essenciais para a vida e que atuam, principalmente, na síntese das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo.
  9. Uma dieta saudável, rica em fibras e cereais, auxilia no controle do peso.