Arroz vermelho combate colesterol e ajuda a emagrecer

Atualizado em 10 de janeiro de 2018

|

POR Redação

Utilizado há muitos anos na China como medicamento natural, o arroz vermelho foi trazido ao Brasil pelos portugueses, plantado no Maranhão e posteriormente radicado na Paraíba, onde faz parte da culinária local.

Apesar de pouco conhecido no país, o grão é altamente nutritivo e benéfico à saúde. Mas você sabe quais são esses benefícios? Separamos alguns abaixo para você conhecer.

Os benefícios do arroz vermelho

Na composição do arroz vermelho, encontra-se a monocolina (estatina natural), uma substância que pode auxiliar na redução do nível de colesterol, LDL-Colesterol e VLDL-colesterol no sangue, que podem causar infartos, derrames cerebrais e outros problemas cardiovasculares.

Além da estatina natural, encontrada no extrato do arroz vermelho, é possível achar a estatina sintética em medicamentos. Esta substância, porém, pode causar efeitos colaterais, como fraqueza e dor muscular, o que torna o arroz vermelho uma opção saudável e sem qualquer tipo de restrições.

Além disso, o extrato deste tipo de arroz pode auxiliar na circulação sanguínea, na digestão e nas funções intestinais. Isso porque ele é riquíssimo em fibras, o que, além de regular o funcionamento do intestino, também contribui para uma sensação maior de saciedade.

Então, mesmo sendo arroz (um alimento que geralmente não é muito indicado para dietas de emagrecimento), ele pode ser um excelente aliado de quem busca perder alguns quilinhos extras.

Fora tudo isso, ele também apresenta três vezes mais ferro e duas vezes mais zinco que o arroz branco. Então por que não apostar nesta variedade como um bom substituto nas suas refeições?

Tabela nutricional do arroz vermelho

Em uma porção de 100 gramas de arroz vermelho, encontramos:

Nutriente Quantidade em 100 g
Valor energético 405 kcal
Carboidrato 86,7 g
Proteína 7 g
Gordura 4,9 g
Fibra 2,7 g
Ferro 5,5 mg
Zinco 3,3 mg
Potássio 256 mg
Sódio 6 mg

Como preparar

O arroz vermelho pode ser encontrado facilmente em diversas redes de supermercados. E para prepará-lo é igualmente fácil: da mesma forma que o arroz tradicional, é só colocar na panela, colocar o tempero a gosto e esperar a água evaporar.

 

Por: Drª Sylvana Braga – Nutróloga, reumatóloga, fisiatra e especialista em prática ortomolecular, autora do livro “Dieta Ortomolecular – o segredo de rejuvenescer em total harmonia”.