Agrião: 7 benefícios, como cultivar em casa e receitas

Atualizado em 28 de junho de 2018

|

POR Amanda Grecco

Compondo o grupo das folhas escuras que fazem bem para a saúde, são vários os benefícios do agrião. Natural da Europa e atualmente consumido no mundo todo, ele é um dos alimentos mais antigos da humanidade.

Com sabor picante, o agrião pode ser consumido como salada, adicionado a sucos, protagonizar em molhos e até virar pesto, substituindo o manjericão na receita tradicional. Ele não é um alimento tão atrativo ao paladar da maioria das pessoas, mas apresenta uma extensa lista de benefícios que fazem valer o esforço de incluí-lo na alimentação.

Contraindicações

Mulheres que estão no início da gestação devem evitar o vegetal em excesso por ter poder abortivo.

Benefícios do agrião

Fortalece o sistema imunológico

A abundância de vitamina C faz com que a produção de glóbulos brancos aumente e combata os organismos invasores que podem vir a causar doenças.

Melhora a saúde pulmonar

O agrião tem propriedades expectorantes e descongestionantes, e ajuda a prevenir crises de asma, bronquite, gripes e infecções virais. É ideal para fumantes e ex-fumantes que precisam dar uma atenção especial ao pulmão.

Previne o diabetes

O agrião possui ácido alfa-lipóico em sua composição. Este ácido ajuda a baixar os níveis de glicose no organismo, sendo eficaz para prevenir o surgimento da doença.

Auxilia a perda de peso

Por possuir apenas 0,1g de gordura e 11 calorias a cada 100g de alimento, o agrião é ótimo para evitar o ganho de peso. Além disso, possui fibras e aumenta a sensação de saciedade.

Reduz a pressão arterial

Por ser rico em minerais como cálcio, magnésio e potássio, o agrião ajuda a manter equilibrada a saúde vascular e impedir a alta da pressão.

Auxilia a saúde dos ossos

Por ter muita vitamina K e cálcio, o alimento é ótimo para fortalecer os ossos e evitar a osteoporose. O agrião é uma ótima opção para pessoas que não consomem leite e derivados.

Efeito antioxidante

O vegetal possui grandes quantidades de vitamina A, que ajuda a eliminar os radicais livres do corpo, que podem prejudicar as células e causar problemas graves, como o câncer.

Confira a tabela nutricional para 100g de agrião in natura

 

Calorias 23
Gorduras totais 0,1g
Colesterol 0g
Sódio 41mg
Carboidratos 1.3g
Proteínas 2.7g
Potássio 218mg
Cálcio 133mg
Ferro 3.1mg
Fósforo 51mg
Magnésio 18mg

Cultivo caseiro

É muito fácil plantar agrião em casa, pois não é necessário muito espaço e ele é uma planta que cresce com muita facilidade.

  • Germine as sementes de agrião em um algodão úmido.
  • Após estarem germinadas, coloque-as em um vaso pequeno, sobre a terra fertilizada, salpicando um pouco de terra por cima, mas sem apertar.
  • Deixe o vaso em local ensolarado, regando de todos dias, mas sem encharcar a terra.
  • A planta estará pronta para consumo em, aproximadamente, um mês.
  • Corte dos talos e espere crescer novamente.

Receitas com agrião

Para todas as receitas, prefira a planta orgânica.

Suco de Agrião

O suco puro de agrião faz muito bem, mas pode ser potencializado com outras frutas e vegetais. Além de aumentar as propriedades, fica mais saboroso para consumir.

Ingredientes

  • 30 folhas de agrião com os talos;
  • 1 fatia de abacaxi;
  • 10 folhas de hortelã;
  • 1 colher de sopa de mel.

Modo de fazer

Bata todos os ingredientes no liquidificador e se preferir, coe.

Agrião com leite

A vitamina de agrião pode ser feita para aumentar a ingestão de Vitamina K, cálcio e potássio, presente nos dois alimentos. É ótima para fortalecer os ossos, coagulação sanguínea, e prevenção das doenças cardiovasculares.

Ingredientes

  • 20 folhas de agrião com os talos;
  • 300 ml de leite.

Modo de fazer

Bata todos os ingredientes no liquidificador e coe.

Dica

Também é possível adicionar especiarias como cardamomo, cravo, canela para dar sabor e mel ou stevia para adoçar.

Pesto de agrião e rúcula

Além de saboroso, é super vitaminado e versátil. Pode ser consumido como patê, como molho para salada, com carnes e massas.

Ingredientes

  • Meio maço de agrião com os talos:
  • Meio maço de rúcula com os talos:
  • 30 folhas de manjericão:
  • 50 ml de azeite extra virgem:
  • 50g de parmesão ralado:
  • 20 castanhas de caju.

Modo de fazer

Lave as folhas e seque-as bem. Coloque todos os ingredientes em um processador e bata até que vire uma pasta. Caso fique muito sólido, adicione mais azeite e volte a bater. Não é preciso adicionar sal, pois o queijo é suficiente para salgar.