5 alimentos para desinchar

04 de outubro de 2017

|

POR Redação

Se você se sente inchado ou com aquela sensação ruim por ter adquirido alguns quilinhos extras nos últimos tempos, saiba que festas e folia realmente trazem essa sensação desagradável para algumas pessoas. Por isso, para ajudá-lo a se livrar do peso ou inchaço que incomoda, é essencial apostar em alimentos para desinchar.

Listamos alguns que podem ajudar a desinchar

1 – Mamão

Comer mamão incentiva a digestão, alivia a indigestão e previne a constipação. As suas enzimas (papaína e quimopapaína) ajudam a quebrar as proteínas e a acalmar o estômago. Como a fruta facilita a digestão, o sódio é eliminado pelo organismo mais rapidamente, auxiliando a retenção de líquidos.

2 – Iogurte

Laticínios costumam aumentar o incômodo no estômago, mas não quando se trata de uma porção de iogurte natural, com “culturas ativas”. Elas aumentam o número de bactérias benéficas no intestino, ajudando na digestão e reduzindo a sensação desconfortável de inchaço. Recomenda-se a escolha do iogurte natural orgânico, sem açúcar ou frutas.

3 – Grãos integrais

Optar por grãos e alimentos integrais é uma boa escolha não só para desinchar, mas para qualquer dieta. Por serem ricos em fibras insolúveis, os grãos integrais mantêm o desenvolvimento do organismo, além de serem ricos em nutrientes e antioxidantes. Ainda são boas fontes de potássio, elemento que ajuda a evitar o inchaço.

4 – Aspargos

Assim como o iogurte, os aspargos também têm alguns benefícios probióticos. Eles contêm inulina, um tipo de probiótico que estimula a saúde do cólon e, ao mesmo tempo, estimula o crescimento de bactérias boas no corpo. Esse processo alivia o acúmulo de gás e elimina resíduos do corpo.

5 – Chás

Além de estimularem os rins, os chás contêm fenólicos (assim como a água), compostos que reduzem o acúmulo de líquido na parede das artérias. Ainda são antioxidantes.

(Fonte: Vanessa Camargo, nutricionista esportiva do Rio de Janeiro)