Própolis: tipos, benefícios, como usar e mais sobre o extrato

Atualizado em 04 de junho de 2019

|

POR Mariana Amorim

Conhecido como um antibiótico natural, própolis é uma substância obtida por meio da ação das abelhas e que tem nutrientes que podem favorecer o organismo humano. Suas propriedades variam de acordo com a planta coletada para a fabricação e com a espécie da abelha, por isso há diversos tipos, cheiros, cores e texturas.

Os maiores produtores do ativo no Brasil estão nas regiões Sul e Sudeste. Já a maior parte fabricada nacionalmente é exportada para Japão e Alemanha.

A nutricionista e fitoterapeuta Vanderli Marchiori explica que a medicina natural usa o própolis há milhares de anos para tratar feridas, combater infecções e ajudar em processos internos de cura. Veja, a seguir, mais informações.

O que é própolis?

O material das plantas coletado pelas abelhas é usado para fechar a colmeia e evitar a proliferação de bactérias, fungos e vírus. É exatamente essa substância resinosa o chamado própolis.

Os humanos então coletam, limpam e trituram o própolis de maneira padronizada, gerando extrato para preparar vários produtos, como cápsulas, cremes, sprays orais e shampoos.

Tipos

Em geral, é composto por resina, bálsamo, cera de abelha, óleos essenciais e impurezas.

Verde

O própolis verde se destaca pela alta concentração de compostos fenólicos e flavonoides, que têm função antioxidante, anti-inflamatória e podem até prevenir doenças.

Há outros benefícios, como ação antifúngica, antibacteriana, antiviral, cicatrizante e de fortalecimento do sistema imunológico.

Vermelho

O própolis vermelho tem maior concentração de isoflavona, substância com ação anticancerígena e bactericida, além de estrutura molecular parecida com a do estrogênio, o hormônio feminino que ajuda na ovulação.

Marrom

O própolis marrom é o mais comum no Brasil. Sua cor escurecida se deve ao processo de oxidação causado pela exposição solar – ocasionado pela menor concentração de compostos no produto final, quando comparado ao verde ou vermelho. No entanto, também tem ação antifúngica, antibacteriana, antiviral, antioxidante e cicatrizante.

Benefícios do própolis

Para garganta

Tem ação anti-inflamatória que pode auxiliar no tratamento de inflamação de garganta. Além disso, há o benefício de sua ação anestésica que alivia o incômodo.

Para imunidade

Por ter poderosa ação antifúngica, antibacteriana e antiviral, o própolis é um ótimo ingrediente para melhorar a imunidade.

A periodicidade com que será usado depende da indicação médica do especialista que acompanha a saúde do paciente, visto que o uso inadequado ou prolongado poderia gerar tolerância às substâncias e elas deixariam de agir.

Para os dentes

Alguns especialistas citam os fenólicos do própolis como contribuintes para a integridade do esmalte dos dentes, pois ajudariam a combater cáries e até mesmo a periodontite. No entanto, Vanderli Marchiori contesta este cenário. “O própolis é uma resina e acredito que possa até mesmo manchar o esmalte. Por isso, é improvável que possa ser usado para a saúde dos dentes”, alerta.

Para gastrite

A nutricionista Natalia Lazzarini, da Clínica NutriCilla, explica que o própolis pode ser um aliado para quem sofre com gastrites e úlceras por ter propriedades regeneradoras de tecidos.

Para câncer

O própolis também tem sido alvo de estudos para complementar o tratamento de certos tipos de câncer, já que suas propriedades anticancerígenas, antioxidantes e anti-inflamatórias poderiam ajudar o organismo a combater células doentes.

Vale lembrar, no entanto, que seria usado como medida complementar ao tratamento, não como curador da doença.

Para feridas

Já existem pomadas com boa concentração da substância em farmácias naturais e que podem ser encomendadas por manipulação. Elas podem ajudar no processo de cicatrização e redução de feridas, como a herpes labial.

Emagrece?

O própolis não tem nenhuma substância que pode favorecer, mesmo que indiretamente o emagrecimento.

Como usar própolis

Mesmo se tratando de uma substância natural, deve ser usada com cautela, pois pode apresentar toxicidade em doses elevadas, como no caso de mais de 60 gotas de extrato ao dia.

Ainda não existe um consenso sobre dosagem e a recomendação adequada, por isso é importante procurar um profissional de nutrição ou fitoterapia para auxiliar na escolha do tipo, bem como no consumo de acordo com necessidades e características individuais.

Extrato

O extrato de própolis é utilizado em gotas e pode ser acrescentado em bebidas quentes ou frias.

Cápsulas

As cápsulas podem apresentar diversas concentrações do ativo, que variam de acordo com a composição. Elas podem ser consumidas em qualquer hora do dia.

Enxaguante bucal

Existem alguns enxaguantes bucais naturais com própolis que ajudam a combater bactérias. Eles podem ser usados duas vezes por dia.

Gel cicatrizante

Os géis com ação cicatrizante devem ter aplicação local, de acordo com orientação de um especialista.

Mel

O mel com própolis deve ser consumido por pessoas que não apresentam diabetes e em apenas 5 ml por dia, sempre como substituição do açúcar padrão.

Spray

O spray de própolis é utilizado para atenuar dores de garganta. Deve-se borrifar o conteúdo diretamente nas amígdalas de 4 a 5 vezes ao dia.

Contraindicações e efeitos colaterais

O uso não acarreta efeitos colaterais tampouco tem contraindicações nas dosagens recomendadas por um profissional de saúde. Ainda assim, é um produto com poucas evidências científicas sobre sua segurança em humanos.

Preço

O preço varia muito, pois há uma variedade de produtos que têm própolis em sua composição.

Para se ter ideia, spray de extrato de própolis, romã e gengibre de 30 ml custa R$ 10. Já outras marcas premium chegam a vender cápsulas de própolis por R$ 270.

Onde encontrar

O própolis pode ser comprado em farmácias e lojas de alimentos naturais, tanto físicas quanto virtuais, em forma de cremes, pomadas, loções, comprimidos, extrato líquido e cápsulas.

Fontes

Nutricionista e fitoterapeuta Vanderli Marchiori. CRM 3343/SP

Nutricionista Natalia Lazzarini, da Clínica NutriCilla. CRN 49675/SP