Óleo de cártamo: emagrece? Veja benefícios e como tomar

30 de abril de 2019

|

POR Mariana Amorim

Óleo de cártamo é uma substância extraída das sementes da planta de mesmo nome, chamada cientificamente de Carthamus tinctorius, que pertence à família Asteraceae. Trata-se de um líquido muito utilizado como suplemento alimentar devido a sua boa quantidade de nutrientes.

Entre as propriedades do óleo de cártamo que merecem destaque estão as gorduras boas, que desempenham papel fundamental na função cerebral, e as vitaminas E e K, que protegem o organismo contra a ação dos radicais livres.

O que é?

Óleo de cártamo é uma gordura extraída das sementes da planta de mesmo nome, as quais são riquíssimas em diversos nutrientes que, em conjunto, têm ação antioxidante, ou seja, neutralizam radicais livres que levam ao envelhecimento precoce e favorecem o aparecimento de doenças.

Para que serve?

Ação antioxidante

O principal componente que adere ao óleo de cártamo a qualidade de antioxidante é a vitamina E. Presente em grande quantidade neste suplemento, ela tem o poder de proteger as células contra a ação dos radicais livres.

Mais saciedade

Por ser rico em gorduras boas, o óleo de cártamo retarda o esvaziamento gástrico e, consequentemente, aumenta por mais tempo a saciedade. Assim, pode ser benéfico para quem está procurando maneirar na alimentação e, consequentemente, emagrecer.

Controle do colesterol

Outros dois benefícios importantes dos ácidos graxos insaturados oleico (ômega-9) e linoleico (ômega-6) são o equilíbrio do colesterol no organismo, bem como a quantidade de triglicérides no sangue.

Ameniza celulites

Por conta da poderosa ação antioxidante, o óleo de cártamo ajudar tanto a prevenir quanto a tratar regiões do corpo com celulites.

Bom para diabetes

Insulina é o hormônio secretado pelo pâncreas que tem função de metabolizar o açúcar no sangue. Quando uma pessoa tem resistência a esse hormônio, apresenta risco aumentado para diabetes tipo 2 e outros problemas de saúde.

O óleo de cártamo atua também no controle da sensibilidade à insulina.

Emagrece?

Muitas pessoas procuram suplementos e alimentos milagrosos que possam emagrecer de forma rápida. No entanto, esse não é o caso do óleo de cártamo.

O suplemento pode sim ser usado de forma coadjuvante na busca pela perda de peso – desde que combinado com dieta saudável e prática de atividades físicas –, visto que aumenta a adiponectina –hormônio que modula alguns processos metabólicos –, prolonga a saciedade e tem efeito anti-inflamatório.

Antes e depois

Muitas pessoas publicam fotos em que mostram verdadeiras transformações de seus corpos e alegam terem usado apenas o óleo de cártamo para tal feito.

Porém, para mudar de forma tão brusca e em tão pouco tempo é preciso que sejam tomadas medidas complementares, como regime e prática de atividades físicas. Portanto, se encontrar algum antes e depois milagroso que dê os créditos apenas ao óleo de cártamo, desconfie.

Efeitos colaterais

O óleo de cártamo é um suplemento alimentar e deve ser adicionado na rotina alimentar somente após a prescrição de um profissional de saúde capacitado, como um nutricionista.

Embora seja um bom componente, seu uso pode acarretar efeitos colaterais para o organismo. Ainda assim, estas reações são raras e a maior parte das pessoas relata somente amargor na boca e diminuição do apetite.

Solta o intestino?

Não há relatos na literatura de que o consumo de óleo de cártamo solte o intestino.

Contraindicações

Trata-se de um suplemento contraindicado para pessoas imunossuprimidas, crianças, gestantes e lactantes, pois os efeitos não são totalmente conhecidos.

Como tomar

A quantidade diária indicada é de mil mg de 2 a 3 vezes ao dia antes das refeições principais.

Preço

Os preços variam de acordo com a loja escolhida, variando de R$ 30 a R$ 90 o recipiente com 60 cápsulas gelatinosas.

Onde encontrar?

O óleo de cártamo pode ser encontrado em lojas de produtos naturais tanto físicas quanto na internet.

Fontes

Nutricionista Giovanna Oliveira, da Clínica Dra. Maria Fernanda Barca. CRN-SP 38649