Quer ter hábitos saudáveis? Comece praticando um esporte

19 de janeiro de 2018 ● POR Redação

Escovar os dentes, lavar o rosto, tomar banho, comer, dormir. São vários os hábitos e necessidades diárias que fazem parte da nossa saúde e higiene. Às vezes acontece de deixarmos de realizar um ou outro, e como consequência podemos acabar prejudicando nosso corpo e saúde de modo geral.

Da mesma forma, a prática de atividades físicas e esportivas diariamente também entra na lista de hábitos saudáveis que devem ser incorporados a nossa rotina. Os benefícios a quem deixa o sedentarismo de lado, inclusive, são inúmeros, e melhoram tanto a nossa saúde física quanto mental.

Torne a atividade física um de seus hábitos saudáveis

Se você não tem o costume de se exercitar, este pode ser seu primeiro passo rumo a um estilo de vida mais saudável. Hoje, sabe-se que praticar um esporte é uma das principais ações contra doenças cardiovasculares e a obesidade, e no combate dos sintomas da depressão, diabetes, hipertensão, asma e muitas outras doenças.

Caminhe, nade, corra, pedale, dance, suba escadas, passeie com o cachorro, lave o carro, arrume a casa, cuide do jardim, enfim, mova-se — sempre seguindo a orientação de um educador físico, claro.

Evite utilizar elevadores e escadas rolantes, dispense os controles remotos, o carro, a moto, a tecnologia e a automação que implicam no comodismo e na inércia. Não minimize seus pequenos esforços: é muito importante o dispêndio de calorias, principalmente para estimular o metabolismo a funcionar melhor.

Coma melhor

Elimine os maus hábitos, principalmente os alimentares. Por exemplo: quando for assistir televisão, ir ao cinema, passear no shopping, visitar amigos ou fazer compras, fisiologicamente não é necessário degustar sempre salgadinhos, sanduíches, pipocas, bolos, tortas e refrigerantes. Deixe este velho hábito definitivamente para trás.

Fique sempre atento para não ingerir calorias sem necessidade, pois o excesso pode ficar armazenado no organismo em estoques de gordura ou até mesmo nos órgãos, prejudicando seu funcionamento.

Muitas vezes não percebemos que conciliamos tudo ao hábito de comer, e o pior é justamente quando já estamos nutridos, alimentados, saciados e mesmo assim ainda arranjamos espaço para ingerir mais alimentos.

Frequente outros lugares

Procure também frequentar clubes esportivos, academias, parques, ginásios, quadras poliesportivas, campos de futebol e piscinas. Encontre seu melhor ambiente esportivo, enturme-se com pessoas ativas física e esportivamente, e você tenderá a ser estimulado por elas. Sempre há alguma atividade física que combina com você e com sua rotina.

Isso porque não há uma prescrição específica ou indicação de atividade física/esportiva para pessoas relativamente saudáveis. O melhor exercício que você deve praticar é aquele que mais lhe proporcione bem-estar, prazer e saúde.

Não entre na onda de profissionais desinformados sobre a saúde e de outras áreas correlatas, que lhe impõem a prática de modalidades esportivas específicas, sem o devido conhecimento técnico-científico, simplesmente porque acham que faz bem.

Experimente primeiro, adapte-se e realize a atividade e ou exercício físico/esportivo que você se sentir mais à vontade e tenha melhor aptidão e compatibilidade genética. Não faça nada por imposição de outras pessoas ou que você simplesmente não goste.

Busque exatamente o contrário, e antes de tudo procure sempre consultar um profissional de Educação Física devidamente habilitado e credenciado pelo CREF.