Por que o estresse não te deixa dormir?

14 de julho de 2014

|

POR Redação

Diferentemente do que muitos pensam, a quantidade de problemas do dia a dia não causa a insônia, mas, sim, a forma como encaramos essas dificuldades pode afastar o sono. Pelo menos é o que sustenta um levantamento feito pelo Hospital Henry Ford, nos Estados Unidos.

O estudo

O pesquisadores cruzaram informações, como dificuldade para pegar no sono e frequência de eventos estressantes, de um grupo de 3 mil pessoas. A partir desses dados, os cientistas descobriram alguns métodos eficazes para aliviar o estresse e, consequentemente, driblar a insônia.

Métodos para dormir

Um deles, talvez o mais difícil, é tentar se desligar totalmente da realidade. Outro método apresentado pelo trabalho foi adotar hábitos relaxantes antes de ir pra cama, como ler um livro, ver um filme ou, até mesmo, meditar.

Outra alternativa para atenuar os impactos que o estresse e a correria do dia a dia podem ter na qualidade do sono é a prática de atividades físicas.

Atividades físicas melhoram o sono

Segundo pesquisa da Universidade de Appalachian State (EUA), que monitorou o sono de 20 voluntários, levantar cedo para se exercitar pode garantir um sono melhor à noite.

Os participantes foram submetidos a rotinas de exercícios de até 30 minutos diários, sendo realizados alternadamente às 7h, às 13h ou às 19h. Os pesquisadores repararam que, quando os exercícios eram realizados logo pela manhã, os voluntários acordavam menos durante a noite, possibilitando um sono mais tranquilo.