Chá de sálvia: para que serve e como fazer bebida funcional

17 de julho de 2019

|

POR Bruno Botelho dos Santos

Chá de sálvia é uma bebida repleta de efeitos terapêuticos que auxiliam no tratamento de diversas condições, como ansiedade, diabetes e até gastrite. Apesar dos benefícios, a infusão feita com a planta que cresce em regiões ensolaradas deve ser tomada com cautela, visto que quantidades inadequadas podem prejudicar o organismo.

Para que serve chá de sálvia

Combate indigestão

Um dos principais benefícios do chá de sálvia é o combate à indigestão, o que acontece devido aos flavonoides presentes em sua composição, cujas propriedades digestivas e diuréticas auxiliam no tratamento de infecções gástricas.

Diminui dor e inflamação

Os flavonoides e terpenos presentes na Salvia officinalis têm ação anti-inflamatórias e contra a dor.

Diminuição do colesterol e controle da diabetes

A erva ajuda na diminuição do colesterol alto e no controle do diabetes devido a sua atividade potente contra o estresse oxidativo.

Prevenção contra o câncer

As propriedades antioxidantes do chá de sálvia podem prevenir a formação de células cancerosas de cólon, mama, útero, reto, pâncreas, laringe, pulmão, pele e cavidade oral.

Chá de sálvia emagrece mesmo?

Embora nenhum alimento seja capaz de engordar ou emagrecer por si só, o chá de sálvia pode ajudar na perda de peso devido a sua ação diurética que elimina líquidos e toxinas e, assim, reduz inchaços.

A sálvia detém grande quantidade de ácido ursólico, composto com potente ação anti-inflamatória e antioxidante que também favorece a termogênese e a síntese muscular.

Por fim, a bebida é capaz de acelerar o metabolismo, levando o organismo a consumir mais calorias presentes no corpo e, deste modo, perder gorduras.

Como consumir?

Pode-se tomar 150 ml de chá de sálvia de duas a três vezes ao dia.

Cuidados e contraindicações

Aconselha-se que o consumo do chá seja imediatamente após seu preparo, a fim de prevenir que os compostos bioativos sejam perdidos.

A infusão não pode ser ingerida por grávidas, lactantes, crianças com menos de 12 anos e pessoas com hipertensão arterial ou insuficiência renal.

Como fazer chá de sálvia

Ingredientes

  • 3 g de folhas secas de sálvia
  • 150 ml de água

Modo de preparo

Coloque água em uma panela e deixe no fogo até que as primeiras bolhas apareçam. Em seguida, despeje-a em um xícara e acrescente as folhas de sálvia. Deixe abafado por 15 minutos. Por fim, sirva imediatamente.

Fonte

Nutricionista Priscilla Moreira, da Clínica Dra Nicolle Queiroz Cardiologista – CRN 26216