Automassagem: técnica auxilia no relaxamento muscular

Atualizado em 01 de abril de 2020

|

POR Bruno Botelho dos Santos

Automassagem é uma das técnicas mais eficazes para o relaxamento muscular, proporcionando melhora no bem-estar e na saúde ao aliviar as tensões diárias, tanto fisicamente quanto mentalmente.

Além disso, é uma das maneiras mais simples, já que por ser auto-praticada, pode ser realizada no conforto de sua casa ou escritório, além de não demandar muito tempo nem dinheiro. Saiba mais!

Importância da automassagem

As massagens são manipulações que promovem aquecimento local, melhorando a circulação sanguínea, a mobilidade articular e o tônus muscular, facilitando o relaxamento muscular e bem-estar geral.

Um recurso fácil e interessante para relaxar músculos é investir na automassagem. De forma simples e usando os próprios dedos, é possível aliviar alguns pontos de dor e ajudar a musculatura a se soltar.

“A massagem relaxante é feita para tirar tensão da musculatura, aumentando a circulação sanguínea, trazendo oxigênio novo e nutrientes para os músculos, além de limpar resíduos produzidos, como ácido láctico, durante o trabalho muscular”, explica Nils Bergqvist, massagista de esporte, da Clínica Bergqvist.

“Assim como a massagem tradicional, a automassagem também pode ser uma técnica eficaz para relaxar a musculatura e pode ser feita com as próprias mãos ou com objetos como bolinhas ou massageadores para promover distensão”, conta a fisioterapeuta Fernanda Lourenço Giannella.

Benefícios da automassagem

As técnicas de automassagem são feitas para se livrar do incômodo muscular e acionam pontos por todo o corpo. Com isso, ela pode gerar diversos benefícios, como:

  • Alivia dores musculares
  • Reduz o inchaço
  • Ajuda contra estresse, ansiedade e até mesmo depressão
  • Melhora a função imunológica
  • Melhora a concentração
  • Rejuvenesce a mente e o corpo
  • Promove melhora na saúde do sono

Como fazer automassagem?

Para a automassagem, o ideal é optar pela prática em um momento tranquilo, onde poderá se concentrar apenas nisso. Óleos (como os óleos essenciais) e cremes podem ser grandes aliados também.

Técnica de automassagem

  1. Massageie por alguns instantes, para casos leves; ou um ou dois minutos para casos mais graves
  2. Massageie a área pelo menos duas vezes por dia
  3. Explore os músculos da área em que sente dor até encontrar o local específico que é especialmente doloroso
  4. Aplique uma pressão forte, mas tolerável (dica: comece com leve pressão e suba)
  5. Se você sentir dor depois, alivie a próxima vez que aplicar a automassagem
  6. Estique suavemente a área após o usa da técnica

Na hora de massagear a região escolhida, esquente as mãos e pressione o local desejado, fazendo círculos com a mão. As pontas dos dedos também são ótimas para isso e podem ser usadas como se estivesse digitando, pressionando cada dedo no músculo, aos poucos. O intuito é procurar relaxar e fazer movimentos que ache mais confortável.

 

Fontes

Fisioterapeuta Fernanda Lourenço Giannella, da Viva em Equilibrio: Fisioterapia e Pilates

Massagista de esporte Nils Bergqvist, da Clínica Bergqvist