Shiatsu facial: técnica oriental relaxa, ameniza rugas e mais

Atualizado em 10 de setembro de 2019

|

POR Cirurgiã plástica Luciana Pepino – CRM 106491/SP

Shiatsu facial é uma técnica de massagem oriental que tem como objetivo alcançar harmonia entre mente e corpo por meio do estímulo de pontos de energia localizados na face.

No Japão, ela é reconhecida pelos órgãos de saúde como uma forma de corrigir problemas no organismo, melhorando a saúde dos pacientes submetidos a essa massagem terapêutica.

A seguir conheça o que exatamente é a técnica, quais os benefícios e recomendações.

O que é o shiatsu facial?

O shiatsu facial visa estimular os pontos de energia do rosto e os canais meridianos por meio da pressão (atsu) dos dedos (shi). Os movimentos relaxam a musculatura e ajudam em tratamentos físicos, mentais e estéticos.

Devido ao efeito relaxante da técnica ela é usada para prevenir e minimizar problemas causados pelo estresse e tensão do dia a dia e também apresenta resultados satisfatórios para tratamento de patologias psicossomáticas e distúrbios músculo-esqueléticos.

Como resultados estéticos com a massagem, o paciente pode observar recuperação do viço facial por melhorar a circulação sanguínea e a oxigenação das células, melhorando o aspecto e a saúde da pele.

Quais as recomendações da massagem terapêutica?

De acordo com a filosofia oriental, as doenças são causadas pela interrupção da energia vital da pessoa, chamada de chi. Essa alteração causa desequilíbrio no organismo e favorece o envelhecimento precoce.

Além dos prejuízos físicos, a falta de harmonia reflete no estado mental do indivíduo, afetando negativamente a capacidade de raciocínio e sociabilização na vida pessoal, familiar e profissional.

Dessa forma, uma das principais recomendações para a realização do shiatsu facial é quando a pessoa sofre com estresse, fadiga, enxaqueca e instabilidade emocional.

A massagem provoca relaxamento do sistema nervoso, resultando no equilíbrio entre os pontos de energia afetados pelo estado físico e emocional desequilibrados.

Outra indicação da técnica é para pessoas tensas, nervosas ou mal humoradas. Elas costumam tensionar o rosto, o que causa alterações na musculatura como estiramentos, retrações e enrugamento. Como consequência, esse estado emocional negativo interfere diretamente na estética facial, aumentando a ocorrência de rugas e marcas de expressão profundas que estão associadas ao envelhecimento precoce.

O relaxamento promovido pelo shiatsu facial ajuda no rejuvenescimento ao tratar os aspectos emocionais e psicológicos, mas também por promover o aumento da circulação sanguínea, beneficiando a aparência da face e amenizando esses sinais.

Quais os benefícios do shiatsu facial?

Os resultados do shiatsu facial ocorrem, pois todo o organismo está interligado, incluindo a fase com órgãos vitais e outras partes do corpo. Por exemplo, a região abaixo dos olhos está conectada à região dos rins, a testa tem ligação com o intestino e a área entre as sobrancelhas tem relação com o fígado.

Por essas razões, essa técnica milenar promove diferentes benefícios estéticos, físicos e mentais ao estimular os pontos corretos da face. Entre os resultados possíveis estão:

● Melhora a circulação sanguínea e aumenta a oxigenação das células, resultando em uma pele mais bonita e saudável;

● Previne e minimiza rugas e marcas de expressão na face causados pelo tensionamento da musculatura;

● Trata a flacidez facial e melhora a elasticidade da pele, pois estimula a produção de colágeno e elastina;

● Aumenta a sensação de bem-estar, relaxamento e equilíbrio do paciente;

● Promove a tonificação da musculatura facial;

● Reduz a ocorrência de dores de cabeça, enxaqueca e irritabilidade que pode desencadear outros problemas de saúde;

● Ajuda no tratamento de insônia, ansiedade, depressão e síndrome do pânico;

● Alivia os sintomas causados pela TPM, como dores no corpo, irritação, mudanças de humor e sensibilidade;

● Ajuda no tratamento de sequelas da paralisia facial e alivia sintomas da sinusite e bruxismo;

● Promove ganhos no tratamento da Articulação Temporomandibular (ATM), uma alteração da articulação que liga o maxilar à mandíbula;

● Promove o rejuvenescimento facial e deixa a pele mais saudável, por contribuir na distribuição dos nutrientes.

Os diversos benefícios fazem da massagem terapêutica uma aliada para pessoas com desconfortos físicos e emocionais e também para quem deseja um tratamento estético menos invasivo.

Apesar das vantagens, a técnica é contraindicada no caso de febre, câncer linfático ou de pele, infecções, alergias, resfriados e doenças contagiosas.

É fundamental que ao optar por um tratamento com essa massagem oriental escolha-se um profissional capacitado e experiente, pois apenas ao estimular os pontos de energia corretos da face será possível obter os resultados almejados.

Existem outras opções de tratamentos para o rejuvenescimento da face, como a harmonização facial, preenchimentos e cirurgias plásticas. É fundamental procurar um médico especializado para avaliar o quadro e indicar o recurso mais adequado ao caso.

 

Fonte

Cirurgiã plástica Luciana Pepino, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – CRM 106491/SP