Mulheres: xô celulites e estrias!

03 de agosto de 2017

|

POR Redação

Um dos maiores vilões na vida de muitas mulheres é em relação ao seu corpo, principalmente, no que diz respeito a celulites e estrias. A primeira causa é, sem dúvida, a questão genética. Hábitos alimentares e falta de atividade física regular vêm em segundo lugar e com extrema importância. A oscilação de peso é um fator também muito determinante no surgimento de estrias e celulites. Vale lembrar que estrias também podem surgir devido ao crescimento rápido na adolescência e também na gestação.

Neste caso, além de manter uma alimentação e a hidratação da pele, o ideal é que esteja sempre ativo, já que qualquer atividade física ajuda na melhora na circulação sanguínea. Com exercícios específicos, você terá mais oxigenação nos músculos, que diminuirá a inflamação das células e no aspecto da celulite, através do aumento do metabolismo.

Os exercícios físicos podem combater a celulite e as estrias ajudando na vascularização de toda a região, e, ainda, na metabolização da gordura, utilizada como fonte de energia. Se você sofre com esse problema, saiba como os exercícios podem te dar um empurrãozinho para se livrar delas.

Exercícios

Os exercícios mais indicados são os de treinos mistos, onde você consegue mesclar musculação (que irá tonificar a musculatura de uma maneira geral) e exercícios cardiovasculares (esteira, bike ou transport). Para iniciantes, o ideal é apostar em um treino alternado por segmento (membros superiores e membros inferiores) com intervalo ativo e, para começar, usar apenas aparelho de musculação, que a ajudará a executar os movimentos com segurança e evitando lesões.

Outro treino que você pode investir é o de recuperação ativa, que irá auxiliar para a melhora no desempenho do seu metabolismo e vai te ajudar para os próximos treinos.

Exemplos

Leg Press Máquina + Supino Reto Máquina

  • 3 séries de 15 repetições, em cada aparelho
  • 3 minutos de intervalo na esteira

Cadeira Flexora + Remada máquina

  • 3 séries de 15 repetições, em cada aparelho
  • 3 minutos de intervalo no transport

Cadeira Extensora + Elevação Combinada com Halter

  • 3 séries de 15 repetições, em cada aparelho
  • 3 minutos de intervalo na bicicleta

Abdominal Máquina + Lombar Máquina

  • 3 séries de 15 repetições, em cada aparelho
  • 3 minutos de intervalo na esteira
(Fonte: professora Damaris Dias, da Smart Fit Academias – SP)