7 cuidados com pele e cabelo para praticar exercícios

16 de janeiro de 2018

|

POR Camila Brogliato

Não é só questão de vaidade: durante a atividade física, você deve ter alguns cuidados com pele e cabelo para evitar que a ação dos radicais livres prejudique ou até mesmo destrua o colágeno.

Os radicais livres são formados pelo excesso de exercício aeróbico e, sem antioxidantes que os combatam, podem prejudicar a saúde da pele, que é formada por colágeno — substância é que dá elasticidade e consistência à cutis.

Somados a isso, o suor, o clima e a temperatura também influenciam, desidratam e ressecam a pele.

Então, para manter a pele jovem e bonita, vale destacar alguns cuidados, principalmente em dias secos e frios, quando a pele normalmente fica mais ressecada mesmo. Neste sentido, até a alimentação pode ajudar a manter a hidratação da pele.

De acordo com um estudo publicado no Free Radical Biology and Medicine, exercícios moderados de três a cinco vezes por semana podem ter efeito rejuvenescedor na pele.

7 cuidados com pele e cabelo para quem faz exercícios

1. Água fria

Lave o rosto com água fria todas as manhãs. Isso ajuda a estimular a circulação sanguínea, melhorando a produção de colágeno e o sistema de defesa natural da pele.

2. Protetor solar

A aplicação diária de protetor solar com FPS 30 ou superior em todos os lugares, e não apenas no rosto, é fundamental para fugir dos efeitos danosos do sol na pele.

No frio ou no calor, não importa. Esse é um dos cuidados mais aconselhados por aí: não se esqueça de proteger seu corpo dos raios solares (e da poluição das grandes cidades).

3. Top certo

É muito importante praticar atividade física com um top ou sutiã esportivo que minimize o impacto nos seios.

Enquanto as mulheres com seios pequenos têm uma infinidade de opções de estilo, mulheres com os seios grandes devem ter cuidado na hora de escolher o top perfeito que tenha suporte para sustentar os seios sem machucar a coluna.

4. Previna o surgimento de acnes

O suor cria um ambiente quente e úmido propício para o surgimento das acnes. Essa situação é agravada pelo uso de protetor solar ou maquiagem durante o exercício, que geram um ambiente fechado para os poros.

A melhor maneira de prevenir essas bactérias é tomar banho imediatamente após os exercícios, vestir roupas com tecidos respiráveis para correr e peças confortáveis depois da atividade.

5. Opte por tecidos leves

Escolha tecidos suaves e de baixo atrito para limitar o atrito na pele. Passar vaselina ou outro tipo de lubrificante na pele (onde houver atrito) é um dos cuidados que pode ajudar a evitar assaduras, assim como uma roupa adequada (legging, bermuda ou shorts de compressão para evitar o atrito das coxas também é indicado).

Também é preciso ter cuidado para praticar exercícios após a depilação, já que os poros estão abertos e podem ficar mais suscetíveis a inflamações devido ao suor e ao calor.

6. Cabelo preso pode danificar os fios

A maioria das mulheres pratica atividade física com os cabelos amarrados, geralmente com um coque ou um rabo de cavalo.

No entanto, ficar muito tempo com o cabelo preso pode danificar os fios. Atenção para escolher o prendedor ideal e nunca apertar demais os fios dos cabelos.

Para diminuir a quebra dos fios, prefira prendedores de tecido e não um elástico. Escolha também um produto hidratante (tipo leave-in) para evitar o ressecamento capilar e os efeitos do sol e do suor no seu cabelo.

É importante lavar o cabelo logo depois e evitar água quente demais. Cremes e produtos com protetor solar são recomendados, assim como os bonés.

7. Alimentação e hidratação

Invista em gorduras boas, beba bastante água e prefira alimentos frescos para obter todas as vitaminas e nutrientes que seu corpo necessita para manter a pele sempre jovem e os cabelos saudáveis.