Botox capilar: é seguro? Alisa o cabelo? Para quem é indicado?

11 de janeiro de 2019

|

POR Mariana Amorim

Quando o assunto é beleza, as brasileiras são as maiores consumidoras de produtos relativos a este mercado no mundo, por isso não é de se espantar que haja tanta oferta de tratamentos estéticos em território nacional. Métodos para tratar os cabelos são os mais procurados em salões de beleza, sendo um dos mais populares o botox capilar.

Ainda que leve o nome comercial da toxina botulínica, usada para melhoria da aparência de rugas e marcas de expressão em clínicas de estética, o tratamento não leva a substância.

Confira mais detalhes e quais precauções tomar antes de usar o produto.

O que é?

Botox capilar é nome de um tratamento intensivo de hidratação que promete melhorar o aspecto dos fios, amenizando o frizz e as pontas duplas.

Ele ganhou fama após uma série de polêmicas envolvendo o uso de ácido glioxílico – substância que quando aquecida libera formol, químico muito usado na escova progressiva – vir à tona.

Para que serve

Segundo o hairstylist Jeferson Ribeiro, da Maison Jacques Janine, o botox capilar sela as escamas dos fios, devolve a umidade natural das mechas e as matérias que são perdidas ao longo do tempo, como a queratina – importante proteína presente na fibra capilar.

Como resultado, o cabelo fica com menos frizz, menos volume e mais brilho. Além disso, o botox ainda é considerado menos agressivo do que outros tratamentos capilares.

Alisa o cabelo?

O método não chega a alisar o cabelo, mas é capaz de reduzir o volume e promover brilho.

Por isso, se o serviço for oferecido com a promessa de alisamento total dos fios, desconfie. Isso porque essa não é a proposta original do botox capilar.

Passo a passo: como é feito?

 

Tratamento no cabelo.

coka/Shutterstock

 

O hairstylist conta que a aplicação do botox no cabelo pode levar de 2 a 3 horas, dependendo do tamanho e da quantidade de cabelo do cliente.

Lavagem

Primeiramente, o profissional irá lavar os cabelos com xampu anti-resíduos, o qual faz uma limpeza profunda que retira vestígios de produtos usados anteriormente e prepara os fios para receber os novos ativos.

Aplicação

Em seguida, o botox para cabelo é aplicado e faz a reposição de nutrientes. Nesta etapa, é indicado que o cliente fique com o creme por cerca de 40 minutos.

Escovação

Após o enxague, é a hora de escovar os fios para selar as cutículas e manter os nutrientes agindo no cabelo por mais tempo.

Antes e depois

Após a aplicação do botox capilar, o cabelo fica mais brilhante e nutrido, por isso é esperado um toque mais sedoso e fios mais soltos.

Dura quanto tempo?

Ainda que seja um procedimento brando, o botox capilar pode garantir cabelos brilhantes e saudáveis por até 2 meses.

Vale lembrar que alguns cuidados específicos ajudam a prolongar sua ação, como lavar o cabelo em dias alternados, usar água fria ou morna e evitar exposição solar intensa.

Faz mal?

O botox capilar originalmente não tem efeitos colaterais ou riscos para quem quer que seja devido a sua premissa de não usar substâncias químicas nocivas.

Assim, é um tratamento que pode ser feito em qualquer tipo de cabelo e, inclusive, em fios deteriorados por processos químicos.

Contudo, é preciso avaliar o tipo de produto que será usado, já que alguns agregam substâncias agressivas e prejudiciais à saúde, como o formol.

Tem formol?

O botox capilar original não tem formol, porém há produtos no mercado que contêm a substância, cujo contato pode gerar dores de cabeça, falta de ar, irritação das mucosas e náuseas.

Geralmente, a presença deste químico está vinculada a promessas de alisamento intenso e sua aplicação envolve o uso de chapinha.

Qual marca escolher?

As melhores marcas de botox capilar são as que seguem as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que alerta que a aplicação associada ao uso de chapinha indica que o produto tem de ser aquecido para liberar formol e, portanto, é irregular.

Ainda vale analisar a confiança no cabeleireiro, a marca utilizada para o procedimento e os ingredientes contidos na formulação.

Preço

Os valores do tratamento podem variar de R$ 100 a R$ 550, dependendo do comprimento e da quantidade de fios.

 

Fontes

Agência Nacional de Vigilância Sanitária. USO DE ÁCIDO GLIOXÍLICO EM COSMÉTICOS.

Hairstylist Jeferson Ribeiro, da Maison Jacques Janine – unidade Jardim América