Água termal: produto nutre, hidrata e protege a pele

Atualizado em 19 de maio de 2020

|

POR Bruno Botelho dos Santos

A água termal é um produto reconhecido pelos seus inúmeros benefícios para o cabelo. Pode ajudar a rejuvenescer sua pele sensível ou desidratada, já que nutre, hidrata, acalma a pele e protege-a dos radicais livres.

Isso acontece por causa de sua série de micronutrientes e minerais importantes do solo e, com isso, apresenta alta concentração e riqueza dessas substâncias. Saiba mais sobre a água termal.

O que é água termal?

A água termal é dermocosmético originário da França. Essa água é derivada de uma fonte pura, natural, de pedras rochosas, normalmente localizadas em alpes e é enriquecida por minerais, como sódio, magnésio, zinco e manganês.

É ideal para acalmar a pele sensível ou sensibilizada, refrescar e também hidratar, além de ser usada para o tratamento de doenças dermatológicas como dermatite atópica.

Propriedades

As propriedades da água termal são devidas à processos naturais do ciclo da água da chuva, através de montanhas rochosas em certas regiões.

Durante esse processo, a água fica naturalmente com maior concentração de oligoelementos, sais minerais como iodo e dióxido de carbono.

Os oligoelementos são um conjunto de elementos químicos inorgânicos necessários ao organismo em pequenas quantidades, já que têm diversas funções metabólicas. Cobalto, ferro, iodo, zinco, selênio, cobre e manganês, são alguns exemplos.

A água termal é, portanto, um tipo de água mineral localizada no subsolo, que contém propriedades curativas e isenta de bactérias e poluição. Todas essas propriedades geram vários benefícios quando em contato com a pele.

Quais são seus benefícios?

A água termal apresenta vários benefícios e por isso pode ser incluída no cuidado diário da pele. Hidrata, nutre a pele, e também auxilia na sua recuperação após procedimentos irritativos como laser, depilação. Confira:

Hidratação

Os sais minerais ajudam a manter o manto hidrolipídico da pele estável, evitando a desidratação. A vantagem de usar água termal é que não apenas hidrata a pele, mas também é adequado para todos os tipos de pele (mesmo oleosa).

Então, independentemente da estação ou do tipo da pele, é possível obter esse hidratante spray de água para hidratar a pele e se beneficiar de suas propriedades.

Revitalização

Os oligoelementos geram um estímulo na neovascularização, deixando a pele com o brilho saudável.

Proteção

Ajuda a proteger sua pele contra os possíveis danos causados pelos radicais livres. Esses radicais livres são gerados a partir de atividades cotidianas como fumar, beber, poluição, entre outros.

Calmante

Por apresentar propriedades de fontes naturais, esse efeito anti-inflamatório é pela falta de ativos químicos em sua formulação.

Pós depilação

Caso a pele fique sensibilizada devido à depilação, pode-se usar um spray de água termal para acelerar o processo de cicatrização e aliviar o desconforto.

Pós peeling

Após tratamentos como o peeling, que deixa a pele mais ressecada e levemente inflamada, pode-se utilizar água termal gelada para acalmar a pele.

Fixar maquiagem

Se aplicada antes e depois da maquiagem, pode fazer com que elas durem mais tempo.

Como utilizar?

Água termal pode ser aplicada duas vezes ao dia na face, já higienizada e antes da aplicação dos outros produtos indicados para pele.

Não existem regras específicas para aplicar a água termal, sendo um produto bem versátil que pode ser usado em todas as épocas do ano. Recomenda-se a aplicação sempre de manhã e à noite.

É uma boa opção como primeiro produto na pele, aplicada antes do protetor solar, para refrescar e hidratar de maneira mais profunda. Pode ser utilizada como refrescante para a pele durante o dia.

Antes de passar a água termal, se possível deve limpar primeiro o rosto para eliminar impurezas e restos de maquiagem. A noite, ao aplicar para relaxar, pode-se deixar na pele durante 15 minutos.

A água termal é adequada para dias quentes, já que altas temperaturas secam e desidratam a pele. Use para se refrescar aplicando alguns sprays no rosto, corpo e cabelo.

Em alguns casos, como para fazer pós peeling, pode-se usar água termal gelada (deixando resfriar na geladeira) para ter melhores efeitos relaxantes. Geralmente, aplicamos com o frasco na vertical, a uma distância de 20 a 30 centímetros da pele.

Pode utilizar no cabelo?

Assim como na pele, pode ser usada em quase todos os tipos de cabelo, desde lisos a oleosos, ajudando a encapar o fio, deixando mais protegido.

Pode ser usado uma pequena quantidade borrifada nas pontas, mantendo uma boa hidratação e diminuindo o frizz.

 

Fontes

Dermatologista Carla Bortoloto, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínico Cirúrgica (SBDCC) e da American Academy of Dermatology (AAD) – CRM/SP 122.883

Dermatologista Juliana Toma, médica formada pela UNIFESP – CRM/SP 156490