Tahine: o que é, propriedades e como usar o molho de gergelim

Atualizado em 11 de novembro de 2019

Por: Paula Stempniewsky

NUTRICIONISTA | CRN 28748/3

Tahine é uma pasta feita apenas de gergelim, semente típica do Oriente Médio, que tem sabor amendoado e oleoso e pode ser usada para preparar diversas receitas, dentre as quais o famoso homus.

Propriedades e benefícios

Tahine é uma ótima fonte de cálcio, o que o torna um bom auxiliar para a saúde dos ossos: para ter ideia de seu poder, uma pequena porção da pasta tem mais deste mineral do que um copo de leite.

Além disso, sua matéria-prima, o gergelim, apresenta alto teor de proteínas, auxiliando assim o ganho de massa muscular e sendo uma ótima opção para veganos.

Em relação aos micronutrientes, é rico em vitaminas do complexo B, como a tiamina, B6 e folato, e minerais, como ferro, manganês, magnésio, fósforo, cobre, zinco, entre outros.

O gergelim presente no tahine também auxilia no controle da pressão, protege contra o envelhecimento precoce da pele – pois apresentam zinco, que ajuda na produção de colágeno – e mantém cabelos, pele e olhos saudáveis e bonitos.

Por fim, o tahine auxilia no controle do diabetes, melhora a saúde do coração e reduz risco de  câncer. Estudos mostram que o antioxidante sesamina, presente no gergelim, é eficiente na inibição de células cancerígenas.

Engorda?

Embora seja calórico e rico em gorduras, o tahine pode ser incluído no dia a dia. Duas colheres de sopa suprem 24% das necessidades diárias que o corpo tem de magnésio, 22% de fósforo, 14% de ferro e 12% de cálcio.

Por outro lado, o tahine auxilia no emagrecimento por conter fibras.

Contudo, para não engordar vale não exagerar na porção. Além disso, o excesso pode irritar o estomago e o cólon. Por isso é importante a orientação de um profissional capacitado ou nutricionista.

Como usar tahine?

Pasta bem versátil, pode ser utilizada em receitas doces, como biscoitos e brownies, e salgadas, por exemplo o tão famoso homus (feito com grão-de-bico) e o babaganush (feito com berinjela).

Além destas, pode ser utilizado em molhos e cremes para substituir a manteiga e a pasta de amendoim.

Caso queira acrescentar ainda mais de nutrientes, bata no liquidificador com ½ beterraba cozida ou ½ ramo de salsinha e cebolinha.

Fontes

Kamal-Eldin, Afaf, Ali Moazzami, and Sidiga Washi. “Sesame seed lignans: potent physiological modulators and possible ingredients in functional foods & nutraceuticals.” Recent patents on food, nutrition & agriculture 3.1 (2011): 17-29

Hyun, Taisun H., Elizabeth Barrett-Connor, and David B. Milne. “Zinc intakes and plasma concentrations in men with osteoporosis: the Rancho Bernardo Study.” The American journal of clinical nutrition 80.3 (2004): 715-721

Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo Saúde