Posso quebrar um osso do corpo sem bater? Saiba a resposta

Atualizado em 11 de novembro de 2019

Por: Ricardo Munir Nahas

ORTOPEDISTA | CRM 34914/SP

Abordo um tema que traz dúvidas e incertezas: posso quebrar um osso sem uma batida, um acidente ou qualquer outro tipo de trauma? Sim e não. O trauma que acaba provocando essas fraturas, digamos silenciosas, é de menor intensidade e sempre terá que estar presente. Entenda:

Fratura por estresse

Para complicar um pouco a história, dividimos as fraturas de acordo com a sua causa: por stress ou por insuficiência óssea (como as de osteoporose). Ambas produzem sintomas que nem sempre são valorizados e costumam ser descobertas somente quando a dor passa a incomodar as tarefas rotineiras.

Para a Medicina do Exercício e do Esporte, as fraturas por stress fazem parte da rotina médica, tanto no diagnóstico como no tratamento. Foram assuntos de recentes levantamentos de artigos e serão objetos de minha aula no Congresso Mundial de Medicina do Esporte, na cidade do Rio de Janeiro.

Essas lesões ocorrem mais em esportistas e praticantes regulares de exercícios com muito mais frequência do que na população em geral. Elas ainda aparecem em número maior nos corredores de longas distâncias.

As fraturas por stress relacionam-se diretamente com a repetição infinita de movimentos de carga que provocam naturalmente, e eu disse naturalmente, pequenas (micro) fraturas no tecido ósseo. Elas são prontamente tratadas pelo organismo que remove o tecido comprometido e coloca outro novinho em folha que, por vezes, é até mais resistente.

Mas, se você não der o tempo necessário para essa recuperação do tecido ósseo normal ou se os traumas forem em quantidade maior do que a capacidade de regeneração, a fratura não será reparada e acaba comprometendo a estrutura normal desse tecido.

O que fazer?

É só respeitar seus limites, o que pode ser feito com a ajuda do médico do esporte e do educador físico.

Como identificar?

Como vou desconfiar que meu osso está se quebrando silenciosamente? Fácil: a tão desconfortável dor deve ser valorizada. Ela geralmente surge após a atividade física, o que engana muita gente que a atribui a outras causas.

Por estar relacionada com a carga transmitida ao osso, as fraturas por stress podem ocorrer em qualquer dos 206 ossos do corpo humano. Basta ter o estímulo e o desequilíbrio.

Nos corredores, a localização mais frequente é nos ossos metatarsianos, no tarso e na tíbia.

Outra dica é que elas aparecem mais frequentemente nas mulheres pela biomecânica em relação ao grupo do gênero masculino.

Aí você que faz exercícios e que gosta de se manter informado irá perguntar: a mulher não tem uma alteração hormonal que favorece a fratura por stress? Sim e não. A fratura ocorre, mas por insuficiência óssea, ou seja, em um osso que já está doente.

Quer saber mais? Fique de olho no próximo texto.

Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo Saúde