Que tal descobrir seu potencial para ovular e engravidar?

Atualizado em 11 de novembro de 2019

Por: Ricardo Luba

GINECOLOGISTA | CRM 113528/SP

Médicos que trabalham com reprodução assistida fazem a seguinte recomendação às mulheres que querem se sentir seguras para engravidar mais tarde: antes dos 35 anos de idade, faça uma avaliação da sua reserva ovariana. Dessa maneira, é possível identificar qual o potencial para ovular e, claro, engravidar.

Essa análise pode ser realizada de várias maneiras, todas bastante simples, como medir o tamanho do ovário por meio de um ultrassom, contar os folículos que aparecem no início do ciclo menstrual e realizar um exame chamado hormônio anti-mulleriano, o AMH.

Dessa maneira, a mulher consegue se programar melhor em relação à maternidade, o que é válido inclusive para aquelas que pensam em congelar seus óvulos. O ideal é fazer isso até os 35 anos, já que o sucesso da fertilização in vitro depende da idade em que o óvulo foi extraído. Lembrando que a idade máxima recomendada para fazer a implantação dos embriões é 50 anos.

Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo Saúde