O que é psicoterapia e quando procurá-la?

No decorrer de minha vivência como psicoterapeuta, tenho percebido que clientes chegam até mim diante de uma situação limite, que já é vivenciada há muito tempo e que acreditam, até então, possuírem o poder de dar conta sozinhos, o que lhes custa muita energia e muita dor.

Pois bem, gostaria de fazer uma provocação a você, leitor, que acredita dar conta de tudo e de todos de forma a se anular e deixar de lado todas as suas necessidades… e mais: sentindo o vazio lhe correndo a alma exatamente por fazer tudo isso sozinho.

Gostaria de provocar-lhe dizendo que sem ajuda é muito difícil chegar a algum lugar. Temos a possibilidade de dividir o fardo que carregamos de modo a tornar nossa jornada mais funcional e leve.

Sim, estou falando de psicoterapia!

O que é psicoterapia?

A psicoterapia é uma forma de se encontrar no tempo e no espaço, descobrindo, no aqui e agora, suas potencialidades e necessidades.

Diferente do conceito pré-instituído que nos diz que “terapia é coisa de louco”, ouso em dizer que terapia é coisa de gente humana: que está a fim de mergulhar numa viagem para dentro de si, reconhecer suas potencialidades e os monstros que as assombram, para, assim, começar a construir recursos emocionais e racionais para lidar com tudo isso de maneira saudável.

“Psicólogo é como um barqueiro que nos acompanha”

Gosto de pensar que não precisamos embarcar nessa viagem sozinhos e que o psicólogo é como um barqueiro que nos acompanha, proporcionando sua presença, nos livrando dos julgamentos do mundo externo, estando ali presente no aqui e agora. Terapia é o encontro com o outro, é a construção de vínculo, é ter algo ou alguém em que se apoiar.

Para iniciar um processo terapêutico, é preciso se dar conta de que não somos seres onipotentes e que precisamos da relação funcional com o outro para evoluir. No entanto, muitas vezes, ao nos apropriarmos da ausência dessa onipotência, esbarramos com a impotência, que traz consigo sentimentos destrutivos e que denigrem a percepção de nossa autoimagem.

A psicoterapia nos ensina a ficar com a nossa potência, ou seja, com aquilo que é possível de acordo com os recursos que temos. Assim, podemos caminhar de maneira mais saudável e apostar nossas energias naquilo que é de fato necessário, sem o peso do mundo em nossas costas.

“A psicoterapia faz com que o indivíduo deixe de repetir a forma morta e chegue a um novo conflito criativo, que convida ao crescimento, à mudança, ao excitamento, à aventura de viver” (Perls, 1975)

Eu aposto e acredito nisso! E você?

Referências:
PERLS, F. S. Isto é Gestalt. São Paulo: Summus, 1975

Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo Saúde