Mitos e verdades sobre sal rosa do himalaia

Atualizado em 11 de novembro de 2019

Por: Marília Sussaio

NUTRICIONISTA | CRN 39892

Sal rosa, conhecido também como sal do Himalaia, fez enorme sucesso nos últimos tempos devido à fama de ter boa composição nutricional. Porém, esse é um convite a fazer uma reflexão sobre os reais benefícios desse alimento e se vale a pena investir nele.

4 mitos e verdades sobre sal rosa

Tem menos sódio

Verdade: não é novidade que todo sal contém sódio, composto que aumenta a pressão arterial e a retenção de líquidos, e, nesse quesito, o sal do Himalaia realmente se destaca, visto que tem quase metade do sódio da versão tradicional.

Apresenta 80 minerais

Mito: é comum encontrar na internet a informação de que o sal rosa tem mais de 80 minerais. A tabela periódica tem 92 elementos e apenas 20 deles são essenciais, já os outros se dividem em gases nobres, elementos radioativos e tóxicos – como chumbo, arsênio e mercúrio. Logo, é preocupante consumir os prometidos 80 minerais que o sal rosa pode conter.

Mesmo se, de fato, ele tivesse todas essas propriedades, dificilmente alguém consumiria quantidade suficiente para colher esse benefícios. O brasileiro ingere, em média, 12 gramas de sal por dia (o que está acima da recomendação da Organização Mundial da Saúde), portanto a quantidade de minerais ingerida é muito pequena.

Sal do Himalaia não faz mal

Verdade: a ideia aqui não é “demonizar” o sal do Himalaia, mas sim chamar atenção para as “firulas” que são inseridas na alimentação com a esperança de obter milagres, sendo que o verdadeiro responsável por um corpo saudável é a alimentação diária como um todo. Portanto, se dedique ao básico.

Agora, não se preocupe se você não resistiu à influência da massa e comprou o sal rosa: o consumo dele não faz mal, só não vale a pena gastar tanto por um produto que agrega tão pouco.

Todo sal rosa é do Himalaia

Mito: há versões falsificadas do sal do Himalaia no mercado, que nada mais se tratam do que o sal grosso tradicional com corante alimentício vermelho. Para revelá-las, lave uma parte do produto ou coloque-a em um copo de água: se for adulterado, soltará o corante na água.

Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo Saúde