Mastopexia ou mamoplastia: diferenças e como fica a cicatriz

A plástica das mamas é uma das cirurgias de cunho estético mais realizadas, afinal, não há mulher que tenha passado ilesa por alguma gravidez sem ter sentido as mamas mudarem. Pacientes com mamas pequenas relatam que elas ficaram ainda menores e murchas depois de amamentar. Já as com seios grandes queixam-se de aumento e flacidez. Mas qual a cirurgia indicada para a correção?

Mamoplastia, mastopexia ou mastopexia com prótese?

Para começar, mamoplastia é qualquer cirurgia plástica das mamas, para aumento ou redução. Já a prótese de mama é a colocação simples da silicone e a mastopexia é o levantamento das mamas, sem alterar seu volume. Por fim, a mastopexia com prótese visa levantar os seios e aumentar o volume.

Cicatrizes

Para entender melhor, vamos dividir o problema em duas partes: primeiro o volume, segundo a flacidez.

É possível aumentar, reduzir ou manter o volume. A prótese de mama sempre aumenta.

Já a flacidez está relacionada ao excesso de pele. Quanto maior a flacidez e queda das mamas, mais pele deverá ser retirada. Retirar pele é igual cortar, que é igual a cicatriz. Logo, não há como retirar muita pele e ficar sem cicatriz. A ordem para retirar pele é cicatriz em torno de toda aréola, seguida da cicatriz em torno da aréola e vertical, e por fim a cicatriz em T (em torno da aréola, vertical e embaixo das mamas).

Ao aumentar o volume das mamas, a prótese pode reduzir um pouco a flacidez por esticar a pele. Sendo assim, no caso de mínima flacidez e mamas pequenas, prótese poderá resolver o problema.

Nas pacientes com flacidez leve, nas quais a aréola está acima ou próxima à dobra abaixo das mamas (sulco submamário), cicatrizes em torno da aréola e na vertical podem resolver.

Já nas mamas com aréolas abaixo do sulco submamário, a cicatriz terá de ser em T ou, menos frequentemente, em L. Mamoplastias redutoras geralmente são em T, visto que se retira muito tecido das mamas e as aréolas costumas ser baixas.

Esta é a gama de variáveis que os cirurgiões lidam ao examinar a paciente e saber de seus anseios referentes ao volume e à forma.

Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo Saúde