Devo lavar o cabelo quantas vezes por semana?

Atualizado em 11 de novembro de 2019

Por: Juliana Toma

DERMATOLOGISTA | CRM 156490

Enquanto muitas pessoas afirmam lavar o cabelo todos os dias, outras defendem que uma ou duas vezes na semana é o máximo necessário. A questão da frequência de lavagens semanais é muito debatida, mas a verdade é que tanto os argumentos prós quanto os contras as lavagens diárias fazem muito sentido. Diante disso, voltamos à questão: quantas vezes lavar o cabelo? Entenda:

Qual a frequência ideal para lavar o cabelo?

Não existe uma única resposta para essa pergunta, visto que vários fatores interferem na frequência ideal e, em alguns casos, a lavagem diária pode sim ser recomendada.

Conforme análise do perfil, cada pessoa terá ideia da melhor frequência para si mesma.

De maneira geral, indivíduos que possuem couro cabeludo mais oleoso devem higienizar os fios com mais frequência para evitar o acúmulo de gordura. Já as pessoas que apresentam tendência ao ressecamento devem evitar frequência intensa, pois, com isso, os fios se tornam cada vez mais secos, com forte tendência ao frizz.

Apesar de o excesso de limpeza ser prejudicial, a sua falta também é. A má higienização do couro cabelo pode ocasionar acúmulo de sebo, gerando dermatite seborreica, surgimento de fungos ou até mesmo formação de caspa.

Veja alguns aspectos importantes a serem considerados:

Tipo de pele

Pessoas com peles normais devem lavar o cabelo uma ou duas vezes na semana, enquanto quem sofre com oleosidade pode precisar de lavagens diárias para evitar o excesso de sebo.

Espessura dos fios

Cabelos crespos apresentam dificuldades na propagação do sebo, o que pode deixá-los com aspecto ressecado. Diante disso, recomenda-se apenas uma lavagem semanal para controle da secura.

Indivíduos que possuem fios finos tendem a sofrer com oleosidade, portanto necessitam de uma frequência maior de lavagem.

Química

A química tende a deteriorar os fios, deixando-os naturalmente mais ressecados. Assim, a recomendação também é de no máximo duas lavagens semanais.

Região

Quem mora em ambientes úmidos geralmente possui cabelos oleosos, os quais propiciam lavagens diárias. Enquanto pessoas que habitam regiões secas devem evitar o excesso de higienização.

Dicas para uma boa lavagem

Além de acertar na frequência, também é necessário ficar atento à maneira de lavar o cabelo. Seguem algumas dicas:

● Controle a temperatura da água, preferindo banhos mornos a frios;

● Use produtos específicos para o seu tipo de cabelo;

● Passe shampoo duas vezes;

● Use as pontas dos dedos para massagear o couro cabeludo;

● Evite o excesso de condicionador no couro cabeludo;

● Se possível, escove o cabelo no banho;

● Enxague bem o condicionador;

Para saber exatamente quantas vezes lavar o cabelo, é recomendada a consulta com especialistas, visto que não há uma receita padrão.

Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo Saúde

Juliana Toma

Juliana Toma

Médica formada pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), com residência médica em dermatologia pela UNIFESP, pós-graduação em Oncologia Cutânea pelo Hospital Sírio Libanês e Fellowship em tricologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. CRM 156490