Gluteoplastia: tudo que você precisa saber sobre cirurgia para aumentar bumbum

Atualizado em 11 de novembro de 2019

Por: Rafael Werneck

CIRURGIAO PLÁSTICO | CRM 153435

Gluteoplastia é uma cirurgia plástica que visa remodelar e/ou aumentar o bumbum. Geralmente, os resultados do procedimento são naturais e satisfatórios. Entenda como é feita e quais são seus tipos:

Tipos de gluteoplastia

Você sabia que o bumbum das brasileiras é tão famoso que inspirou inclusive o nome de uma técnica para aumento de glúteo? Estamos falando da “BrazilianButtLift” (“aumento de bumbum brasileiro”, em tradução livre), tão popularizada nos Estados Unidos que já foi realizada inclusive por celebridades como Kim Kardashian e Beyoncé.

Infelizmente, sabemos que nem todas as brasileiras possuem o bumbum idealizado fora do país, mas, acredite, existe a possibilidade de melhorar o contorno dos glúteos e obter um efeito “lifting”.

Para isso, existem basicamente dois tipos de cirurgias e suas variações: o enxerto de gordura e a prótese de silicone nos glúteos.

Além dessas técnicas, existe atualmente um procedimento estético não-cirúrgico, conhecido como bioestimulador, que tonifica a região dos glúteos ao estimular a produção de colágeno pela pele.

Saiba mais sobre cada tipo de gluteoplastia a seguir:

Com enxerto de gordura

Uma das modalidades para aumento do bumbum mais usada é o enxerto de gordura, rotineiramente realizado durante a lipoaspiração.

Como é feita?

Neste caso, a gordura removida é separada e preparada para que seja colocada nas áreas com pouca projeção.

Antes disso, são retiradas as impurezas da gordura lipoaspirada para que somente células de gordura saudáveis sejam injetadas nos glúteos. O volume varia bastante, mas gira em torno de 300 ml em cada glúteo.

O inconveniente desta técnica é que a gordura sofre um processo de reabsorção pelo corpo, fazendo com que uma média de 30% a 50% do que foi injetado seja perdido nos primeiros meses.

Essa gluteoplastia não é indicada para pacientes muito magras, já que estas não possuem gordura suficiente para uma projeção adequada do bumbum.

A lipoenxertia, como é conhecido o enxerto de gordura, possui algumas vantagens, como aparência natural, remodelagem de outras áreas com gordura em excesso na lipoaspiração e pós-operatório mais tranquilo do que o aumento com a prótese.

O procedimento é geralmente realizado com anestesia geral, mas também pode ser feito com a raquianestesia.

Recuperação

No pós-operatório, o paciente deve fazer uso de malha elástica por trinta dias e realizar drenagem linfática nas áreas de lipoaspiração para melhor resultado.

Também deve-se evitar sentar por aproximadamente duas semanas, podendo ser feito com auxílio de almofadas para apoiar o peso sobre as coxas.

Gluteoplastia com prótese de silicone

Outra maneira de aumentar os glúteos é com a prótese de silicone, ainda muito temida pelas mulheres devido ao medo de parecer artificial, embora isto seja um mito.

No passado, as próteses de glúteo eram colocadas acima dos músculos do bumbum, o que dava uma aparência bastante artificial, no entanto, nos dias de hoje, elas são inseridas no próprio músculo, ficando cobertas por ele e nada aparentes.

Como é feita?

As próteses de glúteo são colocadas por um corte no sulco entre os dois glúteos e a cirurgia demora em torno de uma a duas horas. O volume colocado varia de acordo com cada necessidade, mas gira em torno de 300 a 400ml.

A cirurgia pode ser realizada com anestesia geral ou raquidiana, apenas em hospital e com cirurgião plástico capacitado para o procedimento.

Recuperação

O pós-operatório da prótese de glúteo é um pouco mais trabalhoso do que o do enxerto de glúteo, pois sentar diretamente sobre a prótese pode deslocá-la. Assim, recomenda-se aproximadamente quatro semanas sem sentar diretamente sobre os glúteos e duas semanas sem andar de salto alto.

Mas o que você deve estar se perguntando é como pode ser possível ficar sem sentar por um mês? Para isso, será necessário o auxílio de almofadas em que o peso do corpo fique nas coxas. Também é fundamental ter atenção à higiene local, que deve ser rigorosa para evitar infecção e perda da prótese.

Riscos da gluteoplastia de aumento

Este tipo de cirurgia requer muita atenção e cuidados especiais, por isso é necessário que seja feita apenas em ambientes hospitalares. Embora seja uma técnica com poucas complicações, deve ser realizada por profissionais preparados para qualquer intercorrência e em ambiente adequado.

Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo Saúde