Farinha de amendoim: benefícios, como fazer e usar

Atualizado em 11 de novembro de 2019

Por: Paula Stempniewsky

NUTRICIONISTA | CRN 28748/3

Amendoim, um alimento tão contraditório mas tão amado, agora pode ser consumido em outra forma: como farinha. Contraditório pois muitos acham seu consumo inaceitável, enquanto, na verdade, pode ser muito benéfico ao organismo. Tudo depende de como e quanto o amendoim será ingerido, pois seu teor calórico é alto.

Por este motivo, o uso da farinha de amendoim é uma boa estratégia para garantir a ingestão de todos os nutrientes e controlar a quantidade ao medir algumas colheres que podem ser incorporadas a preparações, iogurtes e frutas, por exemplo. Saiba mais:

Como fazer?

A farinha de amendoim deve ser feita a partir do alimento torrado e descascado, sem adição de sódio. Assim, o consumidor obterá uma boa quantidade de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Benefícios

A primeira característica importante da farinha de amendoim é o auxilio na construção muscular, já que esse grão é rico em proteínas. Além disso, a presença de gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas contribui no controle de colesterol total, LDL e triglicerídeos, função semelhante ao azeite de oliva.

Minerais como cálcio, ferro, magnésio, potássio e vitaminas do complexo B e E são encontrados neste alimento.

Como usar?

O mais interessante é que essa farinha pode ser usada em preparações, tais como pães e panquecas, e, ao observarmos o comparativo com a farinha de trigo integral, ela contém menor teor de carboidratos e maior teor de proteína.

Uma boa ideia é utiliza-la para preparar receitas low carb e proteicas!

Farinha de amendoim X farinha de trigo integral

A farinha de amendoim tem 26,10g de proteína, 17,35g de carboidratos, 0,28g de lipídeos e 163,5 kcal. Já a farinha de trigo integral tem 6g de proteína, 37g de carboidrato, 50g lipídeo e 180 kcal.

Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo Saúde