Dor na lombar na corrida: por que acontece e como evitá-la?

Corrida é uma das modalidades mais democráticas e livres, visto que permite que a pessoa estabeleça seus próprios horários, locais e intensidades de treino, porém essa liberdade pode resultar em problemas, uma vez que nem sempre há orientação para a prática adequada.

O pensamento mais recorrente é que “correr é algo natural, assim como caminhar, por isto está inscrito no DNA”. A afirmação não está totalmente errada, porém é preciso levar em conta que os hábitos contemporâneos deixam nosso corpo despreparado.

Veja bem: a maioria das pessoas trabalha e utiliza meios de transporte sentada (ônibus, metrô, carro), assim tanto o sistema musculoesquelético quanto o cardiorrespiratório estão fora do funcionamento adequado por falta de estímulo.

É preciso conhecer o corpo e respeitá-lo, portanto prepará-lo para iniciar qualquer atividade física, inclusive a corrida, é importante para evitar problemas como dor na lombar e até lesões.

Dor na lombar e corrida

Ação e reação

As leis da física atuam em todas as esferas da natureza, inclusive na vida humana e na atividade física, portanto inicialmente devemos entender a ação e a reação do movimento na corrida e sua relação com a dor na lombar.

O movimento de correr gera impacto, que é devolvido pelo solo ao corpo como um todo, de forma que estruturas busquem absorvê-lo, como articulações, vértebras e discos intervertebrais. Para que essa absorção seja saudável, é fundamental que os músculos proporcionem à coluna a sustentação necessária.

Imagine que o abdômen e os músculos da lombar estejam enfraquecidos e não consigam dar o suporte ideal à coluna: haverá sobrecarga muscular, causando dor na lombar, que é o grupo que mais busca compensar o impacto.

O que enfraquece a lombar?

O sedentarismo e a má postura são os principais fatores que enfraquecem a lombar e os músculos abdominais.

É importante ressaltar a importância dos músculos abdominais porque eles estão na região oposta à lombar, de forma que os dois atuam em conjunto para estabilizar a coluna. Veja os maus hábitos que prejudicam essas regiões:

  • Trabalhar sentado em cadeiras não ergonômicas;
  • Adotar postura de hipercifose (postura corcunda): isso altera a posição simétrica dos discos intervertebrais, podendo até desgastá-los;
  • Não praticar atividade física: a não utilização dos músculos abdominais e da lombar causa atrofia dos mesmos, impedindo a pessoa de correr corretamente.

O que fazer para uma corrida sem dor na lombar?

Antes de começar a correr, é preciso fortalecer o abdômen e a lombar, assim como os demais músculos, principalmente o quadríceps e panturrilhas, pois todos ajudam a absorver o impacto do solo.

Quando já estiver com esses músculos minimamente fortalecidos, pode-se passar a praticar a corrida intervalada com caminhada, para que os músculos comecem a se adaptar com o novo movimento.

Também é importante, observar e corrigir a própria postura. Vale pedir para alguém filmar ou fotografar a marcha e analisar a posição da coluna, braços, pés e joelhos. Tudo tem de estar alinhado.

Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo Saúde