Dia Mundial do Coração: como evitar doenças cardiovasculares?

No dia 29 de Setembro é comemorado o Dia Mundial do Coração. Portanto, nada mais oportuno e adequado do que alertarmos e discutirmos a saúde deste órgão.

Doenças do coração e mortalidade

Doenças cardiovasculares são a principal causa de mortalidade no mundo: cerca de 300 mil pessoas sofrem de infarto agudo do miocárdio anualmente no Brasil e em 30% dos casos a sua apresentação clínica é fatal.

Outro dado que chama atenção é a doença na população mais jovem. Uma possível explicação para isso é a exposição mais precoce aos fatores de risco e aos hábitos inadequados de estilo de vida, principalmente o sedentarismo e os maus hábitos alimentares.

Tudo parece fazer parte de um círculo vicioso que tem como resultado o desenvolvimento de doenças coronárias e cérebro-vasculares.

Fatores de risco e prevenção

Sedentarismo e hábitos alimentares inadequados têm relação direta com a obesidade e, consequentemente, com hipertensão arterial e alteração dos níveis de colesterol e açúcar: todos fatores de risco que há muito tempo foram relacionados com doenças do coração.

Aquele velho conselho de cuidar dos fatores de risco, se exercitar regularmente, se alimentar adequadamente e não fumar está mais atual do que nunca. Mudanças simples no estilo de vida podem trazer impactos significativos na evolução das doenças cardiovasculares e quanto mais precocemente conseguirmos adotar essas mudanças, maior o benefício para nossa saúde.

Setembro Vermelho e o Dia Mundial do Coração chegaram! Não perca tempo e converse com seu cardiologista. Prevenção sempre será a melhor opção para a saúde.

Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo Saúde