Dia Mundial da Obesidade: Março é mês de dar atenção devida à obesidade

Por uma decisão da World Obesity Federation, da qual a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO) é parceira, todas as campanhas oficiais para alertar sobre a importância de prevenir e enfrentar essa doença — iniciativas que, até o ano passado, aconteciam em datas diferentes pelo mundo — agora se concentram nesse dia: 04 de março.

A data muda, mas o que move a ABESO nunca mudará: tratar a obesidade com respeito. E isso, a Abeso, tem inúmeros e profundos significados.

Importância da data

 

Dia Mundial da Obesidade

Tratar a obesidade com respeito é espalhar informações sobre dieta e outros tratamentos para eliminar gordura com muita responsabilidade, sempre apontando as evidências científicas e indicando aos pacientes com obesidade que procurem a ajuda de profissionais de saúde.

“Sobre a data, organizações de cada país possuem uma data própria de combate a essa doença crônica e multifatorial. O objetivo de estimular com que todas se reúnam num só dia para alertar sobre essa epidemia global, que afeta mais de 2 bilhões de pessoas, é chamar ainda mais a atenção de todos, mídia, população e governos, sobre a importância de tratar e prevenir a obesidade. Essa mobilização se mostra ainda mais necessária e urgente quando lembramos que a maior parte dos obesos acreditam que a obesidade não é uma doença”, destaca o presidente da ABESO, o endocrinologista Mario Carra, que lista:

• Obesidade é a quinta principal causa de morte no mundo

• Reduzir o estigma da obesidade é um passo vital para o sucesso do tratamento

• Obesidade reduz a expectativa de vida de maneira equivalente ao fumo

• Cirurgia bariátrica atinge uma maior e mais sustentada perda de peso em pacientes com obesidade grave

• Mais de 50% da dos brasileiros estão com excesso de peso, ou seja, na faixa de sobrepeso e obesidade. Entre as crianças, esse número gira em torno de 15%

Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo Saúde