8 curiosidades sobre dores lombares, as mais incapacitantes do mundo

Estima-se que 10% da população mundial sofre de dor lombar. De acordo com um estudo recente feito pelo Annals of Rhuematic Diseases, uma em cada dez pessoas em todo o mundo sofre de lombalgia, o que a torna a principal causa de incapacitação do mundo, com base em mais de 100 estudos de 780 casos em mais de 80 países. Conheça outras curiosidades sobre dores lombares.

8 curiosidades sobre dores lombares

A dor nas costas é a quinta queixa mais comum na área da saúde

As estatísticas provam que ter algum problema nas costas é uma experiência comum entre as pessoas no Brasil e no mundo, e é um dos principais motivos para se buscar tratamento médico.

30% dos brasileiros apresentam dor lombar e não procuram ajuda profissional

Pesquisas da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor destacam que quase dois terços dos brasileiros sofrem de dor lombar, mas 30% da população não consulta um profissional para aliviar os sintomas.

Mais da metade dos casos são de trabalhadores de escritório

Dor nas costas não surgem apenas para aqueles que passam a maior parte do dia de pé. Um estudo mostrou que mais da metade dos brasileiros com dor passa a maior parte do dia de trabalho sentado.

Mais de um em cada três adultos dizem que a dor nas costas afeta as atividades diárias, inclusive o sono

De acordo com a pesquisa Move Forward da APTA, em que mais de 2.600 entrevistados compartilharam suas experiências e hábitos em relação à dor nas costas, 39% dos adultos relataram que dor lombar os impede de executar as atividades diárias com primazia.

Entre estes, 38% dos adultos notaram que os afeta na hora de fazer exercícios e 37% afirmaram afetar o sono.

Problemas nas costas são mais comuns em mulheres adultas do que em homens

A pesquisa do CDC, baseada em entrevistas domiciliares, descobriu que quase um terço da população adulta do sexo feminino sofria de dor lombar, comparado a um quarto dos adultos do sexo masculino. Não sabemos ainda o motivo para tanta diferença nestas estatísticas.

O número de pessoas com dor lombar (lombalgia) está aumentando, e ainda mais entre os acima de 65 anos

Baseado em dados coletados em um estudo de 2013, 29% das pessoas tiveram problemas na região lombar nos três meses anteriores às avaliações, comparado a 28,1% em 1997.

Para a faixa etária acima de 65 anos, esse número é maior. Em 1997, 29,5% dessa faixa etária sentiu dores e em 2013 esse número passou para 33,7%.

A maioria dos brasileiros apresentará dores nas costas durante a sua vida

Quase 90% dos brasileiros terão problemas nas costas em algum momento vida. A forma mais comum é na parte inferior das costas, o que às vezes pode resultar em crises incapacitantes.

Acupuntura para dores lombares

Em um estudo com 638 pacientes com dor lombar crônica, aqueles que buscam alivio através da acupuntura (10 sessões durante sete semanas) melhoraram bem mais do que aqueles que usaram medicamentos, fisioterapia ou continuaram com seu tratamento de rotina.

Mesmo depois de um ano, o grupo de acupuntura relatou sentir-se melhor do que os pacientes dos outros grupos.

Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo Saúde