Diferenças entre compressas quentes e frias e quando usar cada uma

Todo mundo já ouviu falar em compressas quentes e frias. Elas são muito utilizadas por atletas, mas quase sempre surgem juntamente com dúvidas sobre manuseio e temperatura. Seu uso é empregue para evitar e aliviar lesões, geralmente por indicação de médico ou fisioterapeuta, mas é necessário optar pelo tipo certo para garantir a eficácia do tratamento.

Quando usar compressa quente ou fria?

Compressa quente

A compressa quente é indicada para amenizar edemas e hematomas que não receberam cuidados depois de 48 horas.

Ao contrário da fria, ao invés de contrair os vasos, ela ajuda a dilatá-los, aumentando o fluxo de sangue e contendo o processo inflamatório.

O calor também pode amolecer o líquido que vazou dos vasos e acumulou na região afetada, permitindo sua reabsorção pelo organismo.

Esse tipo de compressa também permite o relaxamento muscular, de modo que pode ser útil para dores como torcicolos, de dente e cólicas.

Compressa fria

A compressa fria é indicada depois de quedas, pancadas ou lesões nas articulações. Ela deve ser feita nas primeiras 48 horas após o incidente.

Tais batidas causam traumas que rompe vasos (gerando hematomas avermelhados) ou linfas (gerando edemas com inchaço e cor roxa), então o contato com a temperatura baixa gera espasmo e diminuição do fluxo.

Logo após se machucar pode ser feita a compressa fria, visto que a pele resfriada a 12ºC ou 13ºC, diminui o funcionamento e, como consequência, o gelo age como um anestésico.

Quanto tempo deixar?

Compressas quentes e frias podem proporcionar alívio, mas peles mais sensíveis podem sofrer ferimentos conforme temperatura e tempo de aplicação.

O ideal é deixar a região enrolada em um pano por somente 15 minutos para não provocar queimaduras.

Acompanhamento

Caso os sintomas não desapareçam em no máximo sete dias, é preciso consultar um médico. O profissional pode analisar o grau ou a extensão da lesão e, assim, tratá-la com cirurgia, medicamentos ou fisioterapia.

Ainda é possível que sejam utilizados recursos de cinesioterapia (fisioterapia com movimento) ou termoterapia (terapia com bolsas de gelo ou água quente).

Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo Saúde