Como prevenir doenças do coração com atividades físicas

Atualmente, não há como falar em saúde sem traçar uma associação com prevenção. Quando tratamos de doenças cardiovasculares, esse conceito fica ainda mais evidente, pois há muito tempo sabemos que diversos fatores de risco estão ligados ao desenvolvimento de condições coronárias e cerebrovasculares. Apesar disso, estes problemas continuam sendo as principais causas de mortalidade no Brasil e no mundo.

Neste contexto, a prática de esporte e atividade física surge como uma ferramenta poderosa para o controle de doenças, pois atua de maneira direta nos principais fatores de risco. Saiba mais:

Doenças do coração e atividades físicas: qual é a relação?

A prática esportiva leva ao controle da obesidade, da hipertensão arterial e dos níveis sanguíneos de colesterol e açúcar: todos relacionados de maneira direta ao surgimento de problemas cardiovasculares.

Não faz sentido algum esperar o surgimento de patologias se podemos intervir antes: diminuindo o grau de severidade, retardando seu desenvolvimento e os enormes custos hospitalares relacionados às internações.

A explosão de assessorias esportivas e academias é uma oportunidade especial de levarmos à população esse conceito tão importante de esporte, saúde e prevenção.

Obviamente, essas doenças sempre estarão presentes em nossa população – infelizmente não é incomum nos depararmos com notícias de pessoas que apresentaram um evento cardíaco fatal durante a prática esportiva – mas um hábito simples e supervisionado pode exercer um enorme impacto em seu controle.

Escolha seu esporte!

Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo Saúde