Como diminuir o consumo de sal: 6 dicas eficazes

Atualizado em 11 de novembro de 2019

Por: Marília Sussaio

NUTRICIONISTA | CRN 39892

A Organização Mundial da Saúde recomenda que se consuma diariamente apenas cinco gramas de sal, entretanto o brasileiro consome em média 12 gramas por dia, excesso que está diretamente relacionado ao aumento da pressão arterial, fator que colabora com o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

O consumo excessivo de sal está relacionado a altos níveis de sódio no corpo, mineral que retém líquido e faz com que o sangue exerça maior pressão nas artérias e veias, o que sobrecarrega o coração.

O grande segredo para diminuir o consumo de sal é adotar estratégias na rotina que reduzam o tempero sem alterar o sabor dos alimentos, visto que é sempre importante preservar uma alimentação saudável e saborosa. Veja algumas dessas estratégias a seguir:

Dicas para diminuir o consumo de sal

Use ervas naturais

O Brasil é rico em temperos e ervas que, além de serem saborosas, são fáceis de encontrar e têm preço acessível. Usando-as, você adiciona sabor à refeição sem precisar acrescentar o sal.

Para o arroz, por exemplo, aposte em alho, cebola, cúrcuma e orégano. Nas sopas e caldos, tomilho e curry farão toda diferença. Para as carnes e aves, use açafrão, alecrim, sálvia e pimenta. Para os peixes, a vez é do louro e do limão. Em saladas, aposte em molhos feitos em casa com limão, azeite e vinagre.

Faça sal de ervas

O sal de ervas tempera a comida da mesma forma que o tradicional, porém com menos sódio. Para prepará-lo, basta bater os seguintes ingredientes no processador até obter a textura do sal fino de mesa:

  • ½ xícara de sal grosso
  • ½ xícara de orégano desidratado
  • ½ xícara de salsa desidratada
  • 2 colheres de sopa de alecrim desidratado

Afaste-se do saleiro

Evite deixar o saleiro na mesa, visto que o ato faz com que se acrescente sal à comida muitas vezes sem necessidade.

Esqueça a pitada

Durante o preparo das refeições, use uma colher como medida para o sal. Assim, você terá maior noção da quantidade que está consumindo.

De olho no rótulo

Se atente à quantidade de sódio dos produtos industrializados, visto que eles costumam usar grandes quantidades para realçar o sabor e prolongar a conservação.

Evite condimentos e caldos industrializados

Outra dica para diminuir o consumo de sal é evitar alimentos com grande quantidade de sódio em sua composição, como temperos e caldos industrializados, molhos, alimentos embutidos e comidas prontas congeladas.

Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo Saúde