Chá verde é detox e termogênico: mais benefícios e como tomar

Atualizado em 11 de novembro de 2019

Por: Fabi Sabatini

NUTRICIONISTA | CRN 15100450

O chá verde possui boa quantidade de fitoquímicos, inclusive uma catequina, chamada epigalocatequina galato (EGCG), que age como um antioxidante natural, contribuindo para milhares de benefícios:

  • Prolonga a longevidade: as epigalocatequinas (EGCG) têm o poder de inibir a enzima telomerase, de modo a melhorar a perspectiva de longevidade;
  • Anti-inflamatório: o chá ainda tem marcadores inflamatórios pela sua alta ação antioxidante;
  • Termogênico natural: o chá verde ajuda a acelerar o metabolismo basal, acelerando a perda de peso;
  • Reduz risco de doenças cardiovasculares: alguns estudos relatam que apenas uma xícara de chá verde por dia já colabora para a redução dos riscos de problemas cardiovasculares.
  • Diurético: a bebida estimula a diurese, permitindo a eliminação de líquidos retidos nos tecidos pelos rins, bem como ajuda na detoxificação e limpeza do organismo.
  • Trata ansiedade e estresse: o aminoácido L-Theanina é bastante indicado para o tratamento de ansiedade e estresse. Isso ocorre porque ele é capaz de aumentar a produção de serotonina e dopamina, hormônios responsáveis pelas sensações de bem-estar e prazer.

Como tomar?

É mais indicado aproveitar os benefícios do chá verde por meio da erva natural do que por suplementação, pois altas doses diárias podem causar efeitos colaterais indesejados, como pressão alta ou distúrbios do metabolismo da tireoide.

Além disso, o consumir em forma de chá impede que a dose diária seja excedida, o que leva à ingestão sem preocupações.

O ideal é sempre dar preferência às ervas orgânicas, assim se certifica que todos os benefícios dessa maravilha natural sejam recebidos.

Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo Saúde