Branqueamento dos alimentos: técnica preserva carnes e verduras por mais tempo

Atualizado em 11 de novembro de 2019

Por: Paula Stempniewsky

NUTRICIONISTA | CRN 28748/3

Branqueamento é um processo de conservação de alimentos, usado principalmente no caso de carne, hortaliças e frutas que se pretendem congelar.

Após o branqueamento, o alimento pode ser armazenados por até três meses, auxiliando a resolver o problema de desperdícios.

Saiba como funciona:

Para que serve o branqueamento dos alimentos

A técnica se baseia no choque térmico para preservar os valores nutricionais e prolongar o tempo de vida dos alimentos, de modo a conseguir eliminar resíduos agrotóxicos, evitar alterações microbianas, enzimáticas, químicas e físicas, além de manter características aromáticas, sabores e texturas.

Desvantagens

O alimento está sujeito à perda de nutrientes como folatos, vitaminas do complexo B, vitaminas hidrossolúveis e minerais. Apesar disso, a boa técnica faz com que estas perdas sejam parciais.

Como é feito?

O branqueamento engloba a imersão dos alimentos em água fervente por um curto período para cozimento, sendo resfriado imediatamente em um recipiente com água gelada.

O ideal é utilizar frutas e vegetais consistentes para que não se desmanchem facilmente, como couve-flor, repolho, couve, chicória e espinafre, vagem, batata, ervilha, pimentão, brócolis, maçã, pera, berinjela, beterraba, cenoura, milho verde e vagem.

Passo a passo do branqueamento de alimentos

1. Lavar bem frutas e hortaliças;
2. Cortar em pedaços pequenos e não muito grossos;
3. Mergulhar o vegetal em uma panela com água fervente;
4. Deixar ferver por 2 a 3 minutos, dependendo do alimento;
5. Retirar da água fervente e imediatamente resfriar em uma vasilha com água gelada e gelo por 2 minutos;
6. Depois, retirar o alimento do gelo e escorrer totalmente a água;
7. Colocar em pequenas quantidades em saquinhos apropriados culinários, removendo todo excesso de ar;
8. Etiquetar indicando a data.

REFERÊNCIAS

XAVIER, M.; M.; M.; MACHADO, A.; V.; COSTA, R.; O. Branqueamento de Frutas e Hortaliças: Uma Revisão. Revista Brasileira de Agrotecnologia (Garanhuns – PE – Brasil) v.4, n.1, p. 06-09, Jan-Dez, 2014. Disponível em: < https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBAGRO/article/viewFile/3642/pdf-02 > Acessado em: 25 Jan. 2019

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E ABASTECIMENTO – Recomendações tecnicas para o processamento de hortaliças congeladas. ISSN – 1516-8247 julho, 2000. Disponível em: < https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Repositorio/doc40-2000_000gc3ptpgo02wx5ok01dx9lc8qfi73p.pdf > Acessado em 28 Jan. 2019

Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo Saúde