Aveia em flocos, farelo ou farinha: diferenças e indicações

Atualizado em 11 de novembro de 2019

Por: Andressa Fortes Miranda

NUTRICIONISTA | CRN 5233

Você já deve ter se deparado com várias opções de aveia nas prateleiras do supermercado, como farinha, farelo e flocos. Mas qual é a melhor? Descubra.

Tipos de aveia

A aveia é um cereal rico em fibras solúveis que ajudam a diminuir a velocidade de absorção da glicose no sangue e também a controlar o colesterol no organismo.

Há três diferentes tipos de processamento do alimento: farinha, farelo e flocos. Saiba os benefícios de cada um:

Flocos finos ou grossos

Tipo rico em carboidratos de rápida absorção, é indicado no consumo antes de atividades físicas.

Farelo

Feito da parte externa do grão, é pobre em carboidratos e rico em proteína e fibras que retardam a absorção da glicose e diminuem o colesterol.

Farinha de aveia

É a parte mais refinada do cereal. Contém menos fibras e possui mais carboidratos. ⠀

Qual a melhor aveia para emagrecer?

Índice glicêmico (IG) é um parâmetro que mede a velocidade pela qual a glicose chega ao sangue. A farinha apresenta maior IG, seguida dos flocos e, por último, do farelo.

Deste modo, o farelo de aveia é o melhor para emagrecer, visto que sua alta quantidade de fibras betaglucanas tem absorção lenta e, assim, prolonga a saciedade.

Contudo, vale lembrar que nada substitui a orientação de um nutricionista para ajustar a alimentação.

Aveia cozida altera índice glicêmico

A aveia tem aumento do índice glicêmico quando aquecida. Por isso, quando fizer mingau, dê preferência para leites vegetais (amêndoas, coco, castanhas), acrescente frutas de menor IG e ricas em fibras (maçã, pera, ameixa, pêssego, kiwi, abacate, coco) e oleaginosas (castanha -do-Pará, castanha-de-caju, pistache, amêndoas, nozes). ⠀

Os textos, informações e opiniões publicadas nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo Saúde